Ética E Política - A Edificação Do Éthos Cívico Da Paideia Grega

Ética E Política - A Edificação Do Éthos Cívico Da Paideia Grega - Spinelli,Miguel | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Spinelli,Miguel
DIMENSÃO
3,73 MB
NOME DO ARQUIVO
Ética E Política - A Edificação Do Éthos Cívico Da Paideia Grega.pdf
ISBN
4834574563705

DESCRIÇÃO

Por que os homens virtuosos são capazes de prover sabedoria para os próprios filhos em assuntos que dependem de mestres escolares, mas são incapazes de elevar esses mesmos filhos à virtude da qual eles próprios detêm a posse?" (Platão, Protágoras,324 d). Esta obra se ocupa com o tema mais fascinante da reflexão filosófica grega: a Ética. Mescla abordagem histórica e análise de conceitos. Do ponto de vista histórico, percorre os caminhos do despertar da consciência ética promovida pelos poetas, rapsodos, legisladores, sofistas e filósofos gregos. Pela análise de conceitos, reproduz o embate de ideias que, no decurso histórico, veio a definir o éthos (o modo de ser) e a areté (o modo de portar-se) buscados pelos filósofos como o bom modo de viver e de habitar a pólis. No conjunto, a obra se ocupa, de um lado, com o projeto educador do éthos cívico promovido pela dialógica socrático-platônica e concebido em confabulação com os sofistas, rapsodos e poetas - com aqueles que foram os mestres ancestrais da escolaridade, mentores da vida cívica e difusores da cultura - de outro, reproduz o empenho dos filósofos gregos no sentido de levar para dentro da legislatura das póleis o éthos filosófico reformador da civilidade grega. Em síntese, a partir da proposição de Heráclito que dizia ser o éthos a morada do homem, de um ponto de vista histórico e conceitual a obra se empenha em demonstrar como a posteridade grega foi levada a pensar a pólis de outras maneiras: [a] como se ela própria fosse o éthos (a morada) do homem [b] que a pólis sem éthos é incapaz de promover um projeto reformador valioso de educação, de direito e de civilidade.

Mounk, Yascha O Senador Acaba de Morrer Machado, José Antonio Pinheiro Ousadia, Utopia e Reforma Política. Santos, Antônio ... O privilégio da servidão : o novo proletariado de serviços na era digital.

Tabela de medidas ... Com efeito, na polis grega, tanto o estudo da ética quanto da constituição da polis (da política) lançam as bases para o comportamento justo do indivíduo e do cidadão. Platão (1993), inclusive, compara a ideia de justiça, tanto no indivíduo quanto na sociedade, como sendo a harmonia entre suas partes. Compre Ética e Política, A Edificação do Éthos Cívico da Paideia Grega - Livros - Preços com com até 24% de desconto.

LIVROS RELACIONADOS