Discurso - Revista do Departamento de Filosofia da Usp N. 41

Discurso - Revista do Departamento de Filosofia da Usp N. 41 - Cacciola,Maria Lúcia | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Cacciola,Maria Lúcia
DIMENSÃO
11,50 MB
NOME DO ARQUIVO
Discurso - Revista do Departamento de Filosofia da Usp N. 41.pdf
ISBN
2260405627809

DESCRIÇÃO

Com textos de professores de pesquisadores de filosofia de universidades do Brasil e de outros países a edição de número 41 da Revista Discurso pretende fomentar a discussão filosófica em solo nacional. Com textos de Maria Lúcia Cacciola, Jean Gallard, Milton Meira, Paulo Butti de Lima entre outros, este número da revista prima pela variedade de assuntos. Rousseau, Maquiavel, Estética, Diderot, Hume são discutidos em textos que aliam rigor à boa escrita. Os 11 artigos da revista apresentam ao mesmo tempo um panorama e o estatuto dos questionamentos da filosofia hoje, quer pelo viés histórico, quer pelo viés temático. A história da filosofia não é posta aqui como um passado estagnado, como escreve a Profa. Cacciola: “tomo o partido de remeter-me aos pensadores do século XIX para lançar uma luz sobre a contemporaneidade, nas suas diferenças e semelhanças em relação às questões suscitadas pelo ensino da filosofia na universidade.” Esta aula inaugural do curso de filosofia da USP de 2011, que abre o volume, apresenta de forma clara as tendências e debates do universo acadêmico da filosofia. O texto de J. Gallard lança luz sobre o mal-estar da imagem, tanto na arte do passado como nas artes contemporâneas. Milton Meira busca, no texto seguinte, analisar a história e sua vinculação com o direito político. A gama de assuntos e autores faz com que o debate tanto da história da filosofia quanto os assuntos filosóficos por excelência ganhem corpo e gerem um senso crítico no leitor. Mais do que divulgar certa produção acadêmica, a Revista Discurso mantém sua vocação para o enriquecimento das ciências humanas no Brasil.

Revista do Departamento de Filosofia da USP. Nº 36, 2006.

1 ... Histórico do periódico. A revista Discurso, órgão oficial do Departamento de Filosofia da USP, surgiu em 1970.Quando atravessava a mais difícil fase de sua história, atingido duramente pela violência da ditadura, este Departamento extraiu da ameaça de seu desaparecimento a força e a coragem para criar um espaço de expressão. Revista Discurso, São Paulo.

LIVROS RELACIONADOS