Biopolítica E Formação - Vida, Potência E Profanação Na Educação

Biopolítica E Formação - Vida, Potência E Profanação Na Educação - Mauricio Azevedo | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Mauricio Azevedo
DIMENSÃO
7,8 MB
NOME DO ARQUIVO
Biopolítica E Formação - Vida, Potência E Profanação Na Educação.pdf
ISBN
5314182953704

DESCRIÇÃO

Biopolítica e formação: vida, potência e profanação na educação é um livro de Filosofia da Educação e procura situar-se na interface entre essas duas áreas de conhecimento. Ao questionar concepções e supostos de caráter abrangente, propõe pensar a educação como um conceito filosófico por excelência. Para tanto, põe em questão um dos pilares que sustentam o imaginário da educação e da política no Brasil: a ideia, vaga e difusa, de que o sistema escolar deve produzir cidadãos. Ainda faz sentido pensar que a grande política (palavra originada do grego pólis, cidade), a da representação e do espetáculo, pode gerar destino histórico para um povo? É na intenção de responder a essa questão que o conceito de biopolítica é oferecido como gabarito de inteligibilidade para a compreensão do fenômeno político no presente. Primeiramente, esse conceito é reconstruído a partir da leitura de Michel Foucault, Roberto Esposito, Michael Hardt e Antonio Negri. Depois, suas tensões específicas e seus desdobramentos são investigados na obra de Giorgio Agamben, que oferece uma interessante perspectiva para pensar modos de viver nos quais a vida não esteja inteiramente capturada nos circuitos do poder. No lugar de apontar para uma solução política sistêmica ou para uma conversão do sistema educacional, o encaminhamento da discussão procura delinear uma ideia de formação profanadora e contra econômica, que conviva e atue simultaneamente com a máquina pedagógica e que seja o lugar lógico para a emergência de outras e novas formas de vida, aos moldes da Filosofia daquilo que vem.

Para tanto, põe em questão um dos pilares que sustentam o imaginário da ... 3 Kultur" (SEVERINO, 2006, p. 631), que diz respeito ao modo como ocorre a apropriação subjetiva da formação cultural.

Frete GRÁTIS em milhares de produtos com o Amazon Prime. Encontre diversos livros escritos por Mauricio Azevedo com ótimos preços. dc.creator: Azevedo, Mauricio Cristiano de: dc.date.accessioned: 2018-08-29T17:22:45Z: dc.date.available: 2018-08-29T17:22:45Z: dc.date.issued: 2017-09-05: dc ... Biopolítica E Formação: Vida, Potência E Profanação Na Educação: Amazon.nl Selecteer uw cookievoorkeuren We gebruiken cookies en vergelijkbare tools om uw winkelervaring te verbeteren, onze services aan te bieden, te begrijpen hoe klanten onze services gebruiken zodat we verbeteringen kunnen aanbrengen, en om advertenties weer te geven. It is centrally concerned with interpreting the claim of the philosopher Giorgio Agamben that, at present, the camp, and no longer the city, constitutes the political paradigm par excellence.

LIVROS RELACIONADOS