Relatos - Um Advogado na Ditadura

Relatos - Um Advogado na Ditadura - Barandier,Antônio Carlos | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Barandier,Antônio Carlos
DIMENSÃO
7,31 MB
NOME DO ARQUIVO
Relatos - Um Advogado na Ditadura.pdf
ISBN
2179727663989

DESCRIÇÃO

“Que os criminalistas brasileiros não se limitam a arrazoar, nem publicam tão somente suas arengas, é algo que já estava afirmado por uma linhagem que, para mencionar apenas alguns exemplos, remonta às reminiscências do velho Evaristo, palpita no interior da arca de guardados de Evandro, rebrilha na advocacia da liberdade de Heleno e tem nesses relatos de Antônio Carlos Barandier nova e cabal demonstração.” Nesta observação, com que abre sua apresentação deste livro, Nilo Batista eleva Antonio Carlos Barandier ao nível dos grandes criminalistas brasileiros, dos quais ele próprio é hoje um expoente. Antonio Carlos Barandier, nestra obra, faz uma crônica ao mesmo tempo da profundidade e do cotidiano dos tempos amargos da ditadura militar, vistos pelos olhos de advogado defensor de presos políticos. Acontecimentos marcantes da época desfilam diante do advogado: a passeata dos cem mil, o congresso da UNE, prisões, torturas. Nas auditorias da Justiça Militar, audiências, revelações, tensos julgamentos. Em nossos dias, todos respiramos aliviados ao pensar que já não vivemos naqueles “amargos tempos que jamais devem voltar – nunca mais”, como dizia Evandro Lins e Silva no texto que dedicou à primeira edição do livro. Mas há hoje sombras que se adensam nas nuvens a nos ameaçar com o regresso àqueles tempos de trevas e, por isso, é oportuna a reflexão que o livro suscita sobre aquele passado de horror.

É o caso de Duarte, que foi sequestrado em 1971 e foi visto pela última vez por outros presos políticos ... Ditaduras no Conselho de Direitos ... rússia Rússia condenada por violação de direitos humanos em morte de advogado ...

Vozes e de rigor acadêmico, cada capítulo narra as atividades de um advogado diferente: Sobral Pinto, Modesto da Silveira, Mário Simas, Heleno Fragoso, Aírton… Os documentários contidos no filme, são relatos de sobreviventes da Ditadura Militar no Brasil, um regime instaurado em 1 de abril de 1964 que durou até 15 de março de 1985, a ditadura atingiu o auge de sua popularidade na década de 1970, no mesmo momento em que o regime censurava todos os meios de comunicação do país, torturava e exilava dissidentes. Com a instauração da ditadura militar através de um golpe das Forças Armadas do Brasil, no período entre 1964 e 1985, o papel dos advogados na defesa dos dir... Ao longo da ditadura, criou-se um grupo de advogados que se especializou na defesa de presos políticos. Tal grupo era composto por advogados de diferentes idades - de jovens recém-formados até o decano Sobral Pinto, que tinha mais de setenta anos quando aconte- ceu o golpe de 1964 -, de diferentes estados e em geral especializados em direito criminal ou trabalhista. Não há registro de "tubaína" em relatos da ditadura.

LIVROS RELACIONADOS