A História da Disciplinação na Modernidade - da Grilagem Ao Meretrício

A História da Disciplinação na Modernidade - da Grilagem Ao Meretrício - Luz,Leandro Moreira Da | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Luz,Leandro Moreira Da
DIMENSÃO
7,8 MB
NOME DO ARQUIVO
A História da Disciplinação na Modernidade - da Grilagem Ao Meretrício.pdf
ISBN
2884343255624

DESCRIÇÃO

A História da Disciplinação na Modernidade: da grilagem ao meretrício dá-se a partir de uma matriz de pensamento tributária do Foucault de Vigiar e Punir, mas não só. Pergunta-se em que o processo de modernização do espaço-cidade se mantém ou não com relação ao processo de formação subjacente de uma humanidade disciplinada para participar da constituição do processo de acumulação de capital. Analisam-se as décadas de 1930, 1940, 1950 e 1960, apesar de retroagir a 1916. Foi aí que o autor escolheu examinar – no processo de constituição de uma cidade no noroeste do Paraná – qual foi o papel da ação do Poder Judiciário, com suas estratégias de saber-poder que inauguram a modernidade embasada na constituição de uma ciência moderna, como nos ensina Michel Foucault.Neste livro avaliam-se aspectos e estratégias de poder que se mantêm ao longo de décadas, como táticas de internalização de obediência e de respeito às instituições de poder, ao mesmo tempo avaliando se estratégias de disciplinação não sofreram mudanças, quais mudanças, e em que sentido elas afetavam, igual ou desigualmente, as populações que se vão fixando como uma sociedade modernizada. A história da ocupação da cidade como apoio para verificar o processo de adequação e disciplinação dos sujeitos sociais visa à construção de um lugar adequado para uma civilização capitalista que precisa do trabalhador adestrado ao que lhe seria seu papel de subsidiário na produção da riqueza.

Na convicção de que este empreendimento valeu a pena, por ter sido suportado pela comunidade que é local e global ao mesmo tempo. Uma cidadania planetária é, por essência, uma cidadania integral, portanto, uma cidadania ativa e plena, o que implica, também, a existência de uma democracia planetária.

A sua legitimidade e hegemonia fundaram-na como um direito "natural" e constitucionalmente atribuído aos cidadãos. acreditaram no significado especial deste trabalho. Destacamos a mãe, o marido e a filha, que nos ajudaram incessantemente de múltiplas formas, tornando este percurso menos difícil e mais aliciante.

LIVROS RELACIONADOS