Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.
Uma das mais notáveis obras de Machado de Assis, O Alienista deve grande parte de sua popularidade às várias adaptações que recebeu, entre HQs, versão para o cinema e minisséries para a TV. O autor usa esta comédia de enganos, ou fábula com ar de novela histórica, para debater os limites entre sanidade e loucura. Além disso, critica o charlatanismo psiquiátrico, em uma época em que fervilham as teorias cientificistas, sobretudo o positivismo, a ausência de uma comunidade letrada e a inexistência da imprensa na sociedade brasileira.
Simão decide pôr-se a estudar seu próprio estado mental. Por fim, declara-se o único equilibrado da vila, trancando-se na Casa Verde.
The story ran in Rio de Janeiro's newspaper A Estação (from 15 October 1881 to 15 March 1882), then was published in 1882 as part of the author's short-story collection Papéis avulsos ("Single Papers").
Filme O Alienista
O ALIENISTA- MACHADO DE ASSIS.pdf. O ALIENISTA- MACHADO DE ASSIS.pdf.