Reflexões de Um Civil Sobre As Forças Armadas

Reflexões de Um Civil Sobre As Forças Armadas - Watson ,Sérgio Da Veiga | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Watson ,Sérgio Da Veiga
DIMENSÃO
7,44 MB
NOME DO ARQUIVO
Reflexões de Um Civil Sobre As Forças Armadas.pdf
ISBN
2241102411477

DESCRIÇÃO

Foi naquela época que participei da operação de sustentação militar da posse do Presidente eleito Juscelino Kubstischek. O episódio vale a pena ser relatado. O ambiente político era de extrema tensão. Juscelino ganhara as eleições por razoável maioria, mas não existia ainda o segundo turno e a campanha dos perdedores udenistas, capitaneada por Carlos Lacerda, era feroz, sob o mantra: “as eleições são legais, mas não são legítimas” – com a consequências lógica de que o candidato eleito não deveria tomar posse. O toque de corneta anunciou a alvorada por volta de 3,30 horas da madrugada e lá pelas 5,00 horas, ainda escuro, foi servido não um café da manhã, mas um almoço reforçado – tendo em vista o longo período em que ficaríamos sem alimentação, longe do quartel. O detalhe mais importante, e que transmite bem a tensão político-militar da conjuntura, foi o fato de que – pela única vez nos meus dois anos de serviço militar, foi distribuído à tropa, em deslocamento externo ao quartel, farto suprimento de munição real (isto é: não de festim): nós os soldados recebemos cada um 30 cartuchos para o fuzil tcheco de 7mm (regulamentar à época, antes da adoção do FAL) e os sargentos o correspondente para suas submetralhadoras INA .45. O 3º R.I. entrou em forma na Glória, à altura da então Embaixada (hoje Consulado) americana e só pelas 11 horas despontou o Rolls-Royce presidencial, conduzindo JK ao Congresso Nacional para o juramento de praxe – provocando, no seu regresso, já como Presidente empossado, o ansiosamente esperado toque de corneta: “Apresentar Armas!”.

Quase 50 anos depois do 25 de abril de 1974, não deixa de ser motivo de reflexão que alguns ... A reflexão sobre o Factor Militar do Potencial Estratégico impõe que nos ... Este texto corresponde à sislematização de um conjunto de reflexôes, sobre as quais ...

Economize comprando em lojas confiáveis! Compare Preço de Reflexões de Um Civil Sobre As Forças Armadas - Watson, Sérgio Da Veiga - 9788540903555. Economize comprando em lojas confiáveis! Produto NovoFoi naquela época que participei da operação de sustentação militar da posse do Presidente eleito Juscelino Kubstischek.

LIVROS RELACIONADOS