Parentalidade Sustentável - O Ilícito Parental e A Precificação do (Des)Afeto Nas Estruturas Familia

Parentalidade Sustentável - O Ilícito Parental e A Precificação do (Des)Afeto Nas Estruturas Familia Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
DIMENSÃO
6,55 MB
NOME DO ARQUIVO
Parentalidade Sustentável - O Ilícito Parental e A Precificação do (Des)Afeto Nas Estruturas Familia.pdf
ISBN
3314662193739

DESCRIÇÃO

Diante da consagração de um novo modelo legislativo, pleno de textos fluidos, a presente obra busca guarnecer o intérprete de instrumentos eficazes para a compreensão dos papéis e funções parentais no processo de construção de um ambiente facilitador para o desenvolvimento humano. Nesse contexto, propõe que os elementos caracterizadores da atuação deficitária no exercício da parentalidade sejam perscrutados a partir de critérios confiáveis de operabilidade hermenêutica, recebendo o abandono ou a negligência um enfrentamento crítico-reflexivo, apartado de quaisquer concepções reducionistas. A busca por uma proporção áurea entre a maleabilidade das normas de tipicidade mínima e a segurança jurídica inspira a construção de um conceito de paren­talidade sustentável, municiando aqueles que lidam com a complexa rede de afetos e desafetos inerentes às estruturas familiares com um conjunto de mecanismos de diagnóstico das falhas ocor­ridas nesse particular espaço convivencial. Almeja-se, com isso, uma abordagem funcional e humanizada da atuação parental, em sua interface com a responsabilidade civil, coibindo os exces­sos retóricos que sufragam a institucionalização da arbitrariedade judicial. Como resultado, são oferecidos subsídios para uma visão jurídica sustentável da prática da parentalidade, com a requali­ficação do abandono afetivo como quebra do dever jurídico de cuidado (reciclagem); a mitigação da função repressora e com­pensatória da responsabilidade civil em prol de uma concepção prospectiva e promocional do instituto, fundada na prevenção de danos (redução); e o aprimoramento das posturas parentais deficitárias mediante a articulação de políticas públicas voltadas ao aprimoramento de desempenho dos cuidadores envolvidos (recuperação).

Assim, foram aplicados o Parenting Styles Dimension Questionnaire - PSDQ (Robinson, Mandleco, Olsen & Hart, 2001) e o Parenting Alliance Inventory - PAI (Abidin & Brunner, 1995) a uma amostra recolhida em Portugal, incluindo Açores e Madeira, de 375 casais casados (casamento ou união de facto) com filhos. Parentalidade Sustentável: o ilícito parental e a precificação do (des)afeto nas estruturas familiares contemporâneas. Curitiba: Juruá, 2019.

Pai desde o primeiro dia conhecimento científico atualizado (nas áreas da avaliação, da parentalidade e da intervenção em matéria de proteção à infância), tendo sido sugeridas alteraçõesalgumas a nível do conteúdo, estrutura e metodologia de aplicação, de forma a maximizar a sua aplicabilidade no contexto português. O estilo autoritário caracteriza-se pela imposição da obediência e do respeito pela autoridade. Se na relação que se estabelece entre os pais e a criança o afecto, a reciprocidade e o equilíbrio de poder não estão presentes, o desenvolvimento da criança pode ser prejudicado, comprometendo-se as relações posteriores que ela virá a ... Nos casos de partilha da licença parental inicial, o pai e a mãe, que sejam trabalhadores por conta de outrem (a contrato), devem informar os respetivos empregadores através de declaração conjunta, até 7 dias após o parto, do início e termo dos períodos a gozar por cada um, devendo o requerimento dos Parentalidade Sustentável - O Ilícito Parental e A Precificação do (Des)Afeto Nas Estruturas Familia Vendido por Saraiva Diante da consagração de um novo modelo legislativo, pleno de textos fluidos, a presente obra busca guarnecer o intérprete de instrumentos eficazes para a compreensão dos papéis e funções parentais no processo ... As notícias não têm hora marcada, o nosso jornalismo também não.

LIVROS RELACIONADOS