Deliberação e Capitalismo - Uma Crítica Marxista ao Pensamento de Habermas

Deliberação e Capitalismo - Uma Crítica Marxista ao Pensamento de Habermas - Tavares,Francisco Mata Machado | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Tavares,Francisco Mata Machado
DIMENSÃO
7,52 MB
NOME DO ARQUIVO
Deliberação e Capitalismo - Uma Crítica Marxista ao Pensamento de Habermas.pdf
ISBN
6521313784376

DESCRIÇÃO

Muito já se escreveu sobre Habermas e sobre a democracia deliberativa como esperanças teóricas para a superação de Marx e para a promoção da emancipação social na atualidade. A proposta de Deliberação e Capitalismo: uma crítica marxista ao pensamento de Habermas é a inversão dessa lógica, por meio de um exercício teórico que procura identificar os limites e as contradições da teoria política habermasiana a partir do materialismo histórico. Esse esforço chega ao entendimento de que a defesa da propriedade privada, do direito burguês, de um olhar eurocêntrico sobre a humanidade e a desqualificação das formas recentes de protesto social esvaziam a democracia deliberativa do ânimo crítico que supostamente a move. Esta obra propõe um debate crítico voltado a estudantes, professores e estudiosos de teoria política contemporânea, propondo-se tanto à apresentação introdutória da teoria da democracia deliberativa quanto à sua problematização, a partir de um olhar marxista. O leitor interessado em se familiarizar com conceitos como esfera pública, sistema, mundo da vida, discurso ilocucionário, ação comunicativa e princípios d e u encontrará neste material um ponto de partida à compreensão dessas bases filosóficas da democracia deliberativa. Igualmente, para quem busca uma narrativa ou uma contextualização das diferentes fases e controvérsias internas no campo teórico da democracia deliberativa (compreen- dendo as nuances entre autores como Cohen, Bohman, Benhabib, Steenbergen, Bächtinger e outros), o livro apresenta um abrangente mapa. Encontra-se, ainda, minuciosa contraposição entre a democracia deliberativa e as concepções liberal e republicana. Também, para quem busca a compreensão do papel da política e o Estado em Karl Marx, apresentado para além da simples distinção mecanicista entre base e superestrutura, Deliberação e Capitalismo se revela como um importante ponto de apoio. Por fim, a quem espera uma reflexão crítica sobre os limites da teoria deliberativa, que tomou por ponto de ancoragem um Estado Social hoje dilacerado, esta obra pode se constituir como instigante interlocutora.

Uma Crítica Marxista ao Pensamento de Habermas Produto NovoMuito já se escreveu sobre Habermas e sobre a democracia deliberativa como esperanças teóricas para a superação de Marx e para a promoção da emancipação social na atualidade. A proposta de Deliberação e Capitalismo: uma crítica marxista ao pensamento de Habermas é a inversão dessa lógica, por meio de um exercício teórico que procura identificar os limites e as ... Produto Novo e Físico Muito já se escreveu sobre Habermas e sobre a democracia deliberativa como esperanças teóricas para a superação de Marx e para a promoção da emancipação social na atualidade.

Uma Crítica Marxista ao Pensamento de Habermas: Francisco Mata Machado Tavares: Amazon.com.mx: Libros No fecho dessa guinada - concluída com a publicação em 1981 de Teoria do agir comunicativo, e com as doze conferências de O discurso filosófico da modernidade (1985) -, Jürgen Habermas dialoga ainda, embora apenas parcialmente, com o corpus da Teoria Crítica, sobretudo quando se considera sua tentativa de delinear um diagnóstico e um prognóstico do capitalismo nos moldes da teoria ... 51. Sobre a teoria sociológica de Karl Marx e Friedrich Engels, podemos afirmar os seguintes pressupostos, EXCETO (A) O marxismo afirma-se e está edificado no pensamento econômico liberal burguês.

LIVROS RELACIONADOS