Clamor do Presente - História Oral de Fampilias Em Busca da Cidadania

Clamor do Presente - História Oral de Fampilias Em Busca da Cidadania - Ataide,Yara Dulde Bandeira de | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Ataide,Yara Dulde Bandeira de
DIMENSÃO
7,20 MB
NOME DO ARQUIVO
Clamor do Presente - História Oral de Fampilias Em Busca da Cidadania.pdf
ISBN
1244630259195

DESCRIÇÃO

´Este livro aponta a persistência de um modelo nacional de pobreza que se vale de estratégias inomináveis pata sobreviver. Diante dessa constatação, Yara Dulce Bandeira de Ataíde foi às ruas, viu e ouviu grupos e, segundo eles, organizou uma tipologia que abrange cinco modelos de famílias que desafiam nossa habitual compreensão da aclamada célula-mãe da sociedade: famílias migrantes recentes de áreas rurais; famílias constituídas por pais da periferia que vivem nas ruas; famílias centradas no referencial materno e que vivem nas ruas; famílias moradoras em favelas e falsas famílias. As histórias são estarrecedoras. A espontaneidade dos relatos revela seres que parecem ter saído de páginas de uma ficção digna dos dramas ingleses da revolução industrial ou das tragédias russas das sagas familiares que se perderam na modernização. Estejam avisados os leitores de que a aproximação a este livro é de risco. A comodidade que nos toma, a relativa tranqüilidade que nos permite ver preconceituosamente as famílias de pobre deste país estarão ameaçadas. Este livro perturba.´ Trecho extraído da apresentação feita por José Carlos Sebe Bom Meihy.

· R... Aparentemente, a história oral, em Portugal, é recente e não está solidamente institucionalizada. É certo que, desde 1990, tem sido levado a cabo um programa de história oral no Centro de Documentação 25 de Abril, com resultados palpáveis expressos em várias edições de livros de entrevistas e em materiais que estão à consulta, em suporte de papel bem como audiovisual. realidade de famílias com filhos em situação de acolhimento institucional, uma realidade perpassada por desproteções e violações de direitos.

Assim, reforçou efetivamente o sentimento da existência de uma cidadania comum. Em 1993 e 1994, foram adotadas diretivas que fixaram as normas de execução destes direitos.

LIVROS RELACIONADOS