Edição antiga - Povos Indígenas e Escolarização - Discussão para se repensar novas epistemes nas sociedades latino-ameri

Edição antiga - Povos Indígenas e Escolarização - Discussão para se repensar novas epistemes nas sociedades latino-ameri - Mariana Paladino Czarny,Gabriela | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Mariana Paladino Czarny,Gabriela
DIMENSÃO
8,38 MB
NOME DO ARQUIVO
Edição antiga - Povos Indígenas e Escolarização - Discussão para se repensar novas epistemes nas sociedades latino-ameri.pdf
ISBN
1176125933755

DESCRIÇÃO

O campo de pesquisa em antropologia e educação se vê confrontado, na América – tal como ocorre com outras discussões sobre povos indígenas – com a tensão analítica e política de conceber a escola como instituição colonizadora e assimilacionista ou como instituição possibilitadora de cidadania e transformação. No entanto, e sem negar a trajetória histórica dessa instituição, um conjunto de trabalhos dá conta aqui das apropriações que os povos indígenas fazem da escola e dos sentidos diversificados que atribuem aos conhecimentos ali adquiridos. Estes estudos permitem compreender de que modo os povos indígenas levam a cabo processos educativos próprios, marcados por lógicas culturais que não necessariamente vão ao encontro da lógica sustentada pela escola estatal, instituição que se difundiu como modelo único. Os trabalhos aqui reunidos retomam estas discussões, tendo como base as experiências de seus autores em pesquisa etnográfica e sua participação em diversos projetos junto a povos indígenas do Brasil, México e Argentina.

O caminho da educação escolar indígena é, para tais povos, a esperança de conquista defi nitiva dos direitos da terra. (LUCIANO, 2006). Quando os povos indígenas se debruçam sobre a discussão a respeito de Ensino Médio, e têm acesso às informações sobre como funciona as políticas nessa área, na maioria das vezes, definem/optam por projetos de ensino médio técnico que busquem atender às suas necessidades e aos projetos societários, compreendendo que o Ensino Médio oferecido nas cidades (no caso nas escolas ... Considerando que neste período o indivíduo se constitui enquanto parte de um corpo social, falante de uma língua, compartilhando uma visão de mundo com o grupo social a que pertence, muitos povos indígenas entendem que não há melhor situação para uma criança na sua primeira infância do que o convívio com os seus familiares e o aprender fazendo que a vida nas aldeias proporciona. As sociedades indígenas constituem um indicador extremamente sensível da natureza da sociedade que com elas interage.

Os povos indígenas e a Educação Escolar 10 2.2. Conceitos Envolvidos na Educação Escolar Indígena 17 2.3.

LIVROS RELACIONADOS