Trabalho e Educação Profissional Nas Décadas de 1930 e 1940 No Brasil

Trabalho e Educação Profissional Nas Décadas de 1930 e 1940 No Brasil - Batista,Eraldo Leme | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Batista,Eraldo Leme
DIMENSÃO
5,58 MB
NOME DO ARQUIVO
Trabalho e Educação Profissional Nas Décadas de 1930 e 1940 No Brasil.pdf
ISBN
8053678406360

DESCRIÇÃO

Este livro trata de um período e de um tema cruciais para o entendimento do Brasil atual. O período abrange as décadas de 1930 e 1940 quando, sob o impulso da Revolução de 1930, foram construídas as bases do Brasil moderno. E o tema é a racionalização do trabalho com a criação do Idort (Instituto de Organização Racional do Trabalho), em 1931, importante ponto de apoio para a instituição do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), integrante do chamado “Sistema S”, ampla rede de formação profissional existente ainda hoje no país. E o próprio Idort permanece em plena atividade, constituindo-se como o principal parceiro do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no que se refere à formação e à capacitação de instrutores e consultores no âmbito do hoje tão decantado empreendedorismo. Explorando a documentação pertinente, com destaque para a Revista Idort, Eraldo efetuou uma consistente crítica a esse verdadeiro partido ideológico da burguesia industrial utilizado para aplicar e disseminar no Brasil os postulados tayloristas como forma de disciplinar a classe trabalhadora e aumentar sua produtividade. Trata-se, pois, de uma obra de leitura imprescindível para se compreender, em suas raízes, o fenômeno da dominação burguesa que vem estendendo seus tentáculos a toda a vida da nação, em especial no campo educativo.

Da luta de classes que ocorreu e ocorre no modo de produção capitalista, bem como das características com que ele se consolida no Brasil, muito se tem podido decifrar sobre o seu passado e presente. Escolas profissionalizantes e a LDB Com o golpe de 1930, alguns nomes de projeção na educação da década anterior ocuparam posições de destaque no cenário educacional. É no governo ditatorial de Getúlio Vargas que, apesar do controle ideológico que havia nas salas de aula, inicia-se um movimento em direção à criação de um sistema ... Trata-se de uma obra de leitura imprescindível para se compreender, em suas raízes, o fenômeno da dominação burguesa que vem estendendo seus tentáculos a toda a vida da nação, em especial no campo educativo. Este livro trata de um período e de um tema cruciais para o entendimento do Brasil atual.

Art.38. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular. Esse artigo tem como objetivo analisar a concepção de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil em documentos recentes de grande importância nas definições das políticas públicas de ensino.

LIVROS RELACIONADOS