Potências e Práticas do Acaso - o Acaso na Filosofia, na Cultura e nas Artes Ocidentais

Potências e Práticas do Acaso - o Acaso na Filosofia, na Cultura e nas Artes Ocidentais - Baron,Lia Ferraz,Maria Cristina Franco | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Baron,Lia Ferraz,Maria Cristina Franco
DIMENSÃO
9,14 MB
NOME DO ARQUIVO
Potências e Práticas do Acaso - o Acaso na Filosofia, na Cultura e nas Artes Ocidentais.pdf
ISBN
7992200808612

DESCRIÇÃO

A perplexidade ante acontecimentos inesperados, nem sempre favoráveis, perpassa nossas vidas e tem sido, ao menos desde a Grécia Antiga, objeto de insistente reflexão, de variada expressão e teorização na cultura ocidental. Em tempos em que se esvaziam as esferas transcendentes, capazes de neutralizar o aspecto inquietante do acaso, tal desconcerto e desassossego tendem a se acentuar. Esse esvaziamento convoca, por um lado, a derrocada de certo desejo de controle que tem caracterizado as sociedades modernas e contemporâneas. Por outro, produz um vazio perturbador, no lugar da garantia de explicações e de sentidos apaziguadores. Diversos intelectuais brasileiros e estrangeiros, cada um a partir de sua especialidade, responderam ao desafio de pensar as potências e as práticas do acaso. O acaso, tão temido e festejado, investigado em suas potências e práticas (artísticas, literárias, filosóficas), preside agora os destinos deste livro, que esperamos possa, nas mãos dos leitores, gerar novos afetos e acontecimentos.

Estante Virtual, a maior rede de sebos online do Brasil. Na filosofia, potencialidade e atualidade [1] são um par de princípios intimamente ligados que Aristóteles usou para analisar movimento, causalidade, ética e fisiologia, formando a chamada teoria do ato e potência, em Física, Metafísica, Ética a Nicômaco e De Anima, esta última que trata da psique humana. [2]O conceito de potencialidade, nesse contexto, geralmente se refere a ... Potências e práticas do acaso: o acaso na filosofia, na cultura e nas artes ocidentais.

e, tendo-lhe entregado o livro de dar e haver, segurava-o, ... Católica ficou sujeita a críticas referentes a sua estrutura autoritária centrada no Papa e suas práticas sacramentarias, como a venda de indulgências. Gramsci e a Organização da Escola Unitária.

LIVROS RELACIONADOS