Disponibilidade Econômica do Fair Value

Disponibilidade Econômica do Fair Value - eduardo alves de oliveira | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
eduardo alves de oliveira
DIMENSÃO
8,26 MB
NOME DO ARQUIVO
Disponibilidade Econômica do Fair Value.pdf
ISBN
8195030404038

DESCRIÇÃO

O Fair Value, ou Valor Justo, é o preço que seria recebido para vender um ativo ou pago para transferir um passivo em uma transação ordenada entre participantes do mercado na data de mensuração. O recente e importante processo de convergência da Contabilidade ao International Financial Reporting Standard – IFRS, dentre outras inovações, adota o Fair Value como base para mensuração contábil, e isso afeta a determinação do lucro contábil das entidades e, por consequência, a distribuição de resultados. Nesse contexto, é importante determinar se o Fair Value possui disponibilidade econômica. A disponibilidade econômica é o potencial que determinada expectativa possui de conversão em caixa, tendo em vista a presença reduzida de assimetria informacional entre as partes supostamente envolvidas na negociação, considerando a existência de ambiente de liquidez seguro e transparência na precificação.Há diferentes modalidades de fair value de acordo com os preceitos do IFRS, e os principais fatores para que se possa concluir sobre a disponibilidade econômica do fair value são a expectativa de efeitos futuros, a presença reduzida de assimetria informacional, o ambiente de liquidez confiável e a transparência na precificação. O padrão IFRS permite que a disponibilidade econômica esteja mais nítida nos elementos contábeis, devido ao fato da existência de mecanismos eficientes de negociação de ativos e passivos. Essa disponibilidade econômica tem relação com o contexto econômico, político e até mesmo o social.Muito embora possa se concluir sobre a disponibilidade econômica do fair value, a conclusão sobre sua tributação tangencia aspectos relativos à segurança jurídica e à capacidade contributiva, tendo em vista uma distribuição da carga tributária de maneira mais justa.

Tese de Doutorado. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade.

Lafraia,Joao Ricardo Barusso ... Doutor e Mestre em Contabilidade e Controladoria pela FEA-USP. Sócio com mais de 17 anos de experiência na área de consultoria tributária para a indústria financeira, atualmente, lidera a Comunidade de Prática (CoP) de Raça & Etnia na PwC.

LIVROS RELACIONADOS