Relações Étnico-Raciais, Formação de Professores e Currículo - Col. Formação de Professores

Relações Étnico-Raciais, Formação de Professores e Currículo - Col. Formação de Professores - De Nazaré Baía Coelho,Wilma Müller,Tânia Mara Pedroso Barbosa Ferreira,Paulo Antônio | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
De Nazaré Baía Coelho,Wilma Müller,Tânia Mara Pedroso Barbosa Ferreira,Paulo Antônio
DIMENSÃO
8,68 MB
NOME DO ARQUIVO
Relações Étnico-Raciais, Formação de Professores e Currículo - Col. Formação de Professores.pdf
ISBN
2177628375008

DESCRIÇÃO

Os avanços nas pesquisas cientificas no campo da educação acerca das matrizes culturas africanas e indígenas no Brasil ganharam novos contornos a partir da implementação das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008 na escola. Foi a partir delas que o ensino de história e cultura afro-brasileira, abarcando a história e a cultura da África e das populações indígenas, passou a figurar nos currículos escolares. Contudo, a produção intelectual gestada sobre o tema reflete de modo tímido nas práticas pedagógicas, nas orientações curriculares da educação básica e na formação de professores. A não implementação desses marcos legislativo nas instituições escolares reforça um currículo eurocêntrico, que não contempla a diversidade étnico-racial e cultural brasileira na salda de aula. Os ensaios apresentados neste livro problematizam e refletem acerca da abrangência do sentido de formar professores para o enfrentamento das relações étnico-raciais na escola, uma vez que descolonizar o pensamento e problematizar as ideologias presentes nos artefatos culturais materiais como o livro didático, constituem-se em bifurcações estruturais para operar alterações curriculares significativas na educação brasileira neste século XXI.

... Repensar os processos de formação docente é um dos aspectos centrais para que como de distorção e ocultamento de sua verdadeira história aqui e na África (Jornal do MNU, n.

... Repensar os processos de formação docente é um dos aspectos centrais para que como de distorção e ocultamento de sua verdadeira história aqui e na África (Jornal do MNU, n.

LIVROS RELACIONADOS