Diálogos Literários - Literatura , Comparativismo e Ensino

Diálogos Literários - Literatura , Comparativismo e Ensino - Silva,Agnaldo Rodrigues da | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Silva,Agnaldo Rodrigues da
DIMENSÃO
4,22 MB
NOME DO ARQUIVO
Diálogos Literários - Literatura , Comparativismo e Ensino.pdf
ISBN
5762504374286

DESCRIÇÃO

Dialógos Literários: Literatura, Comparativismo e Ensaio, com organização de Agnaldo Rodrigues da Silva, reúne 27 textos sobre literatura, como o próprio título da obra indica. No entanto, não são ensaios fechados em conceitos puramente literários. Os artigos expandem o campo de pesquisa - abordando cinema, história e outras artes contemporâneas - para buscar instrumentos analíticos que ajudem o leitor a entender o momento atual. O livro reúne tanto ensaios sobre obras específicas da literatura lusófona, em geral, e brasileira, em particular, como artigos sobre educação e ensino de literatura, ou sobre documentos e contextos históricos - num leque de assuntos bastante amplo.No ensaio "A Massificação do Ensino", a professora Nelly Novaes Coelho sugere o eixo das questões teóricas abordadas pelos ensaístas. Segundo ela, uma nova palavra de ordem se impõe aos pensantes nesse começo de século XXI: conscientização. "É organizar o nosso pensamento, nossas ações, projetos etc. sintonizados com os novos tempos-em-mutação. Essa é a nossa tarefa, como professores, educadores, bibliotecários, escritores etc. etc. (todos aqueles que têm na palavra e na cultura a matéria-prima de seu trabalho)".Ela lembra que vivemos hoje numa encruzilhada "entre um sistema de valores herdados, já esgotados em sua força primitiva, mas ainda vigente na estrutura social, e uma cultura nova em germinação: valores novos que já estão sendo vividos, mas que ainda não puderam ser transformados em sistema". Esta é a unidade que subjaz a esta coletânea de textos. Em cada um dos ensaios, nota-se o esforço de compreender a literatura sob a ótica do homem contemporâneo, o homem da encruzilhada.Muitos dos estudos aqui coletados tratam da literatura brasileira, portuguesa e dos países africanos de língua portuguesa. Artigos que vem bem a calhar neste momento em que se inicia um processo de unificação com a entrada em vigência do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Como se sabe, o acordo é apenas um passo para a aproximação cultural dos países lusófonos. O outro passo certamente está contido nas páginas de Diálogos Literários, como nos ensaios de Benjamin Abdala Junior, Tânia Macedo, Jane Tutikian, Inocência Mata, Teolinda Gersão, Vera Maquêa, que buscam pontos de contato entre essas literaturas, bem como a fixação de suas identidades culturais. São peças importantes para o estreitamento deste laço que andou por tantos anos esquecido e frouxo. Como lembra Vera Maquêa, professora da Universidade do Estado do Mato Grosso, ao escrever sobre a organização do livro, "são estes textos, eles mesmos, trechos da história do nosso tempo, compondo o mosaico de nossa vontade de coerência e nos visitando na estrangeirice que experimentamos no mergulho em nossas próprias águas".

Literatura, Comparativismo e Ensino Compre Diálogos Literários - Literatura , Comparativismo e Ensino - Preços com com até 3% de desconto. Compare Aqui, Economize seu Dinheiro! com os menores preços do mercado no JáCotei.

No entanto, não são ensaios fechados em conceitos puramente literários. Dialógos Literários: Literatura, Comparativismo e Ensaio, com organização de Agnaldo Rodrigues da Silva, reúne 27 textos sobre literatura, como o próprio título da obra indica. No entanto, não são ensaios fechados em conceitos puramente literários.

LIVROS RELACIONADOS