A Poética Do Tempo - Uma Aproximação Da Filosofia Fenomenológica Hermenêutica De Paul Ricoeur Na Obra Tempo E Narrativa

A Poética Do Tempo - Uma Aproximação Da Filosofia Fenomenológica Hermenêutica De Paul Ricoeur Na Obra Tempo E Narrativa - De Oliveira,Érico Fumero | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
De Oliveira,Érico Fumero
DIMENSÃO
6,23 MB
NOME DO ARQUIVO
A Poética Do Tempo - Uma Aproximação Da Filosofia Fenomenológica Hermenêutica De Paul Ricoeur Na Obra Tempo E Narrativa.pdf
ISBN
3264822019803

DESCRIÇÃO

O que é o tempo? A uma pergunta ontológica, a resposta só pode se constituir como uma ontologia. É desse modo que neste livro se apresenta a filosofia fenomenológica hermenêutica de Paul Ricoeur, que também pode ser denominada uma ontologia da compreensão. Diferentemente da “via curta” de Heidegger, Ricoeur procura abrir o caminho de regresso da hermenêutica ontológica à epistemologia, dialogando com diferentes ciências, especialmente a história e a crítica literária.Na perspectiva de Ricoeur, todas as reflexões filosóficas de Agostinho, Aristóteles, Husserl, Kant, Heidegger e Hegel se encerram na mesma dificuldade de apreensão do tempo. A teoria cosmológica do tempo permanece na unilateralidade e na insuficiência, enquanto as especulações fenomenológicas do tempo, que se ambicionavam puras, mostraram-se incapazes de alcançar uma resposta integral e livre de aporias que permitisse compreender de forma transparente e especulativa o fenômeno temporal em toda sua amplitude e profundidade.Para Ricoeur, história e ficção reconfiguram nossa experiência temporal. Portanto, o discurso especulativo levado a seu mais alto grau de pensamento conquista espaço ao refletir e ordenar o discurso científico e poético na riqueza do pensar conceitual. É na linguagem da narrativa que surge a “resposta poética” às insolúveis aporias que a especulação filosófica descobre da tradição sobre o tempo.

É, assim, que, para Ricoeur, os códigos de deontologia desempenham também uma função específica, isto é, o papel de permuta entre os dois níveis, deontológico e prudencial, de decisão e da ética médica (Ricoeur, 1996a: 235). A teoria cosmológica do tempo permanece na unilateralidade e na insuficiência, enquanto as especulações fenomenológicas do tempo, que se ambicionavam puras, mostraram-se incapazes de alcançar uma resposta integral e livre de aporias que permitisse compreender de forma transparente e especulativa o fenômeno temporal em toda sua amplitude e profundidade. Encontre ricoeur paul com ótimos preços e condições na Saraiva. de si, do mundo e dos outros através da desconstrução, da perda do "eu", e de sua reconstrução em um outro nível de maturação e aprimoramento da identidade de si. Autores como Wittgenstein, Heidegger e Gadamer ocuparam lugar de destaque nesse cenário possibilitando que a filosofia de Paul Ricoeur pudesse surgir e se desenvolver. Os preços apresentados no site não são obrigatoriamente iguais aos apresentados na rede de lojas físicas da Saraiva, e somente são válidos para as compras efetuadas no ato de sua exibição.

Everyday low prices and free delivery on eligible orders. A uma pergunta ontológica, a resposta só pode se constituir como uma ontologia. É desse modo que neste livro se apresenta a filosofia A Poética Do Tempo - Uma Aproximação Da Filosofia Fenomenológica Hermenêutica De Paul Ricoeur Na Obra Tempo E Narrativa - Saraiva A poética do tempo: Uma aproximação da filosofia fenomenológica hermenêutica de Paul Ricoeur na obra Tempo e narrativa: Amazon.es: Érico Fumero De Oliveira: Libros Compare Preço de A poética do tempo: Uma aproximação da filosofia fenomenológica hermenêutica de Paul Ricoeur na obra Tempo e narrativa - Érico Fumero De Oliveira - 9788515045150.

LIVROS RELACIONADOS