O Outro Lado Das Coisas - Contos - 2ª Ed.

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EM FORMAÇÃO

AUTOR
DIMENSÃO
4,20 MB
NOME DO ARQUIVO
O Outro Lado Das Coisas - Contos - 2ª Ed..pdf
ISBN
6111339431771

DESCRIÇÃO

O Fazer Formal A visita às Artes Plásticas, aos Concertos e Sinfonias – no fazer ficcional e suas técnicas – acaba, aqui, neste O ou¬tro lado das coisas, se tensionando com a própria condu¬ção do modo narrativo da A. Aqui e ali, ao longo do livro, a carga de plasticidade (intensos jogos visuais) – os recursos do Impressionismo literário. Narrador onisciente, inclusive nas interferências interca¬ladas, até prescindindo do Discurso Indireto Livre, favore¬ce a caracterização de personagens, muitos deuteragonistas (mas não distantes dos proto). Tudo se completa (ambiência e gentes) através recursos do tempo retardado da narrativa, em minúcias, detalhes funcionais. Os desfechos, como em Cinco minutos (ou “as coisas não têm volta”) não se valem dos arremates, e o curioso: lacônicos, a exemplo da gra¬dação conclusiva do conto acima: Dois minutos depois, já vestido, feita a barba, verificou os documentos no bolso, da rua.apanhou as chaves, bateu a porta e saiu para a claridade Técnicas na justa medida, e adequação no raro dialogis¬mo ostensivo. Formalmente, livro muito bem solucionado. Elaboração Conteudística “Deixa estar, mãe, que quando eu crescer ele não vai mais te bater...” O início do conto O segundo dia, reprodu¬zindo o solidário apelo-consolo do menino diante da mãe sempre surrada pelo seu homem, bem repete o critério e a sensibilidade da A. diante dos personagens, dos dramas e perplexidades da vida. A narrativa, aqui como em tantas ou-tras, enfatiza fins trágicos (ou não) a morte como imagem iterativa. Curioso é que se trata, em vários contos, de flagrantes do cotidiano, envolvidos por intensa laceração emotiva, tal fossem longas crônicas. Entanto, transcendendo, revelam¬-se problemáticas de preocupação com os contextos sociais, que sufocam o homem (cotas “para eles”). Exemplo níti¬do, intenso, de fiel retrato do dia-a-dia de casal humilde e desencontrado, vem à tona em Destino onde a mulher se desespera com os troca-troca do marido, sempre levando a pior com amigos e parceiros: a máquina de costura dela por um inútil e absurdo, faisão. O conto-desfecho do livro, De volta, em sua alta carga de indefinição, pleno de expectativas, tangência as narrati¬vas estranhamente encantatórias, através “visões” da “fale¬cida”. De volta? O poder da doçura é modelo, antológico, de narrativa evocativa-lírica, na bruma e nos sons que envolvem a per¬sonagem (em la. pessoa), e que a rejuvenescem, remetendo às lembranças de contemplações e ações que viveu com o amado, em meio a exercício, justo, de metalinguagem, na leitura de um livro, no esboço de análise do texto (técni¬ca do narrador, heranças barrocas) na imagem do “galante cavaleiro.” Ainda em termos de personagens, Sortilégio expõe seu Nonô, o compadre Vicente, e uma galeria de personagens inesquecíveis (mais o cão). Todos em sua “vidinha boa”, interiorana, pungente. A Autora em seus contos, fiel aos diversos títulos, na verdade conjuga o olhar ao cotidiano, inventários de memó¬ria, tropeços, sortilégio, a denúncia e cotas. Enfim, a doçura de momentos líricos, a destinação, o momento certo dos desfechos, o (possível) retorno. O que veio antes: titulo (s) ou o todo narrativo? Não importa deci¬frar. Ideia-puxa-ideia. Talento configura. O outro lado das coisas? Ivan Cavalcanti Proença

Aqui e ali, ao longo do livro, a carga de plasticidade (intensos jogos visuais) - os recursos do Impressionismo literário.Narrador onisciente, inclusive nas ... Em português ou em língua estrangeira, encontre todos os livros de Contos na Wook, com 10% de desconto e portes grátis. A vida é muito curta pra perdermos tempo querendo ser quem não somos, e se descobrir é uma das coisas mais lindas que temos a oportunidade de tentar fazer. Independente do seu peso, altura, tamanho do nariz ou qualquer outra coisa que te incomoda no seu corpo, você se torna incrível quando decide se aceitar e valorizar o que você faz de melhor. Por outro lado, em alguns textos de carácter alegórico ou de ambiente oriental, é o registo poético que predomina.

Não terá muita coisa "extraordinária" apenas coisas famosas de contos e perguntas de personalidade. Só para esclarecer: algumas perguntas são de personalidade e outras são de se imaginar em um mundo de contos ou dar sua opinião sobre algo.

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