Estudo da Imobilização de Células de Saccharomyces Cerevisia

Estudo da Imobilização de Células de Saccharomyces Cerevisia - Batista,Márcio de Andrade | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Batista,Márcio de Andrade
DIMENSÃO
3,86 MB
NOME DO ARQUIVO
Estudo da Imobilização de Células de Saccharomyces Cerevisia.pdf
ISBN
4463418675122

DESCRIÇÃO

Este trabalho tem como objetivo central o oferecimento de uma contribuição para o desenvolvimento de tecnologias alternativas na produção de etanol pela via biotecnológica. Nessa direção, apresenta-se um estudo sobre as condições para a imobilização da levedura Saccharomyces cerevisiae em alginato de cálcio e abordam-se aspectos de estabilidade de pellets em um bioreator agitado a fim de investigar fatores importantes na operação de biorreatores com células imobilizadas. A metodologia da superfície de resposta (RSM), usando um projeto estatístico de varredura e um planejamento composto central, aliada a função desirability, foram usados para avaliar a eficiência das partículas nafermentação alcoólica e otimizar as condições de imobilização. Utilizou-se um bioreator do tipo batelada com agitação mecânica e capacidade volumétrica de 2 litros com controle de temperatura para o acompanhamento da concentração celular livre e imobilizada, concentração de etanol e de glicose em intervalos de 2 horas durante todo o ensaio.Os resultados para a faixa experimental explorada indicam que o procedimento sugerido leva a partículas suficientemente robustas no que diz respeito à imobilização. O tratamento das partículas com Al(NO3)3 resultou em pellets com satisfatória estabilidade mecânica e ótima atividade metabólica para a produção de etanol, atingindo valores de conversão de até 94% do rendimento Pasteur.

Saccharomyces ... Estudo da Imobilização de Células de Saccharomyces Cerevisia (Em Portuguese do Brasil): Márcio de Andrade Batista: 9788561209155: Books - Amazon.ca Estudo da imobilização de células de Saccharomyces cerevisiae em gel de alginato de cálcio no processo de fermentação alcoólica. AUTOR(ES) Marcio de Andrade Batista DATA DE PUBLICAÇÃO.

77 f. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.

LIVROS RELACIONADOS