Fhc, Forças Armadas e Polícia - Entre o Autoritarismo e a Democracia

Fhc, Forças Armadas e Polícia - Entre o Autoritarismo e a Democracia - Zaverucha,Jorge | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Zaverucha,Jorge
DIMENSÃO
12,5 MB
NOME DO ARQUIVO
Fhc, Forças Armadas e Polícia - Entre o Autoritarismo e a Democracia.pdf
ISBN
1054668074389

DESCRIÇÃO

Em FHC, FORÇAS ARMADAS E POLíCIA, Zaverucha avança na análise sobre a ingerência das Forças Armadas no poder civil do país. Segundo o autor, o país ainda vive uma “democracia schumpeteriana”, ou seja, de caráter meramente formal da competição eleitoral, o que seria “insuficiente”. Ao lado do formalismo eleitoral, avalia, é preciso que o país avance na consolidação dos direitos civis e sociais. “O Brasil tem belas leis, mas muitas delas são violadas e poucos são os punidos, em especial, se forem membros da elite política, social, econômica ou militar. Um estado de direito democrático pressupõe a existência de segurança jurídica. Esta só pode florescer quando há uma ordem conhecida e respeitada. O que definitivamente não é o nosso caso”, revela.

FHC, FORÇAS ARMADAS E POLÍCIA 0 MINISTÉRIO DA ... Stanford Libraries' official online search tool for books, media, journals, databases, government documents and more. A transição do autoritarismo para a democracia no Brasil deve procurar minimizar o poder militar. O que se observa, contudo, é que os militares vão ocupando novos espaços na segurança pública. orge Zaverucha, Ph.D.

Downloads PDF Publicado 2020 ... Jorge Zaverucha, Ph.D. e professor da Universidade Federal de Pernambuco, em seu livro FHC, forças armadas e polícia - entre o autoritarismo e a democracia 1992-2002 (editora Record, 286 págs.), faz alguns questionamentos intrigantes que relativizam, e muito, a crença no Estado democrático brasileiro.

LIVROS RELACIONADOS