Forças Armadas e Democracia No Brasil - o 1º de Novembro de 1955

Forças Armadas e Democracia No Brasil - o 1º de Novembro de 1955 - Carloni,Karla | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Carloni,Karla
DIMENSÃO
9,51 MB
NOME DO ARQUIVO
Forças Armadas e Democracia No Brasil - o 1º de Novembro de 1955.pdf
ISBN
2016077550585

DESCRIÇÃO

As relações entre militares e política no Brasil são mais conflituosas e complexas do que se costuma acreditar. Para estudar essas relações, a historiadora Karla Carloni trata de um episódio pouquíssimo lembrado: após a vitória eleitoral de Juscelino Kubistchek para a presidência da República em 3 de outubro de 1955, uma intensa campanha política foi desencadeada por setores direitistas e reacionários da sociedade brasileira. Para sustar o movimento golpista e preservar a legalidade, o Exército, liderado pelo general Teixeira Lott, realizou intervenção política no país, garantindo a posse de JK e a continuidade do processo democrático. A autora demonstra que a instituição militar é marcada por cisões verticais e horizontais, e, apesar de portadora de interesses próprios, existem múltiplos conflitos e contradições dentro da corporação. Como historiadora, Karla Carloni põe em dúvida versões longamente compartilhadas, elabora hipóteses inovadoras de trabalho e realiza pesquisa documental aprofundada, recorrendo a diversos tipos de fontes.

Para estudar essas relações, a historiadora Karla Carloni trata de um episódio pouquíssimo lembrado: após a vitória eleitoral de Juscelino Kubistchek para a presidência da República em 3 de outubro de 1955, uma intensa campanha política foi desencadeada por setores ... Comprar Forcas Armadas E Democracia No Brasil O 1o De Novembro De 1955 Garamond Descontos de até 30% Em até 10x sem juros As Melhores Ofertas Mais barato, Extra Compre Forças Armadas e Democracia No Brasil - o 1 de Novembro de 1955 - Preços com com até 7% de desconto. Compare Aqui, Economize seu Dinheiro! com os menores preços do mercado no JáCotei.

Para estudar essas relações, a historiadora Karla Carloni trata de um episódio pouquíssimo lembrado: após a vitória eleitoral de Juscelino Kubistchek para a presidência da República em 3 de outubro de 1955, uma intensa campanha política foi desencadeada por ... Em 1955, em novembro, em meio à turbulência castrense, o Brasil teve três presidentes da República: Café Filho, Carlos Luz e Nereu Ramos. No quinquênio juscelinista houve duas tentativas de ... As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem. Livro > Livro de Humanidades > Livro de História, isbn - 9788576172635, paginas - 172, editora - Garamond, preço - 39,000 A falta de efetivos nas Forças Armadas é um problema conhecido que se arrasta há alguns anos, para o qual nem o governo anterior nem o atual conseguiram encontrar soluções.

LIVROS RELACIONADOS