Trabalho Docente e Precarização Nas Relações Laborais da Educação - Uma Abordagem Crítica

Trabalho Docente e Precarização Nas Relações Laborais da Educação - Uma Abordagem Crítica - Hashizume,Cristina Miyuki | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Hashizume,Cristina Miyuki
DIMENSÃO
3,49 MB
NOME DO ARQUIVO
Trabalho Docente e Precarização Nas Relações Laborais da Educação - Uma Abordagem Crítica.pdf
ISBN
3698795713801

DESCRIÇÃO

O livro Trabalho docente e precarização nas relações laborais da educação: uma abordagem crítica é voltado a professores das redes de ensino básico e superior, além de pesquisadores interessados no tema, dispostos a refletir para além do trabalho em sala de aula. Trata-se do resultado de discussões de um grupo de trabalho proposto para a XVIII Reunião da Abrapso, ocorrida em 2015, em Fortaleza – CE. A partir de referenciais teóricos da Sociologia, da Psicologia Social, da Psicologia da Educação e da Educação, foram analisados os impactos do trabalho e das condições de trabalho na subjetividade e no trabalho do professor. Dando vazão a diferentes olhares teórico-metodológicos, focou-se o lugar ocupado pelo trabalho na vida dos docentes, vislumbrando possibilidades de mudança na realidade investigada. As condições flexíveis de trabalho da terceirização e o cenário de flexibilização nas universidades públicas, assim como o fenômeno da violência nas escolas, mostram um contexto de adoecimento do professor, comumente capturado pela lógica gerencialista de controle físico e da subjetividade do trabalhador da educação.

It is assumed that the precarious work is one of the main factors which degrade not only education but also the health of those workers. Considering the complexity of the theme, this study was based on dialectical and historical materialism, in addition to studies about ... trabalho implica uma relação, que vai além da manutenção das bases materiais humanas.

Na sequência de um conjunto de investigações sobre as ... direção de permanecer ou não da docência e de modo mais amplo, na construção e redefinição da própria identidade. Nesse contexto, a discussão sobre o papel do professor e os objetivos que devem nortear o trabalho docente, constitui tema muito relevante, uma vez que, diante das demandas Precarização do trabalho docente da educação superior e os impactos na formação .

LIVROS RELACIONADOS