Terrorismo - Definição, Apontamentos De Criminologia E De Política Criminal - Fundamentação Constitucional - Com Comentá

Terrorismo - Definição, Apontamentos De Criminologia E De Política Criminal - Fundamentação Constitucional - Com Comentá - Guimarães,Isaac Sabbá | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Guimarães,Isaac Sabbá
DIMENSÃO
10,35 MB
NOME DO ARQUIVO
Terrorismo - Definição, Apontamentos De Criminologia E De Política Criminal - Fundamentação Constitucional - Com Comentá.pdf
ISBN
7940890490728

DESCRIÇÃO

Com os atentados do 11 de Setembro, inaugura-se uma nova fase do fenômeno do terrorismo. As ações espetaculosas do grupo Al-Qaeda, atingindo as duas torres do World Trade Center e o Pentágono por meio de aviões comerciais, vistas quase em tempo real ao redor do mundo, carregam imenso simbolismo. Por um lado, a grande quantidade de vítimas, quase três mil mortos, põe em evidência a capacidade dos terroristas para impactarem brutalmente a sociedade humana. O mundo ficou atônito diante dos atentados não anunciados. Pessoas absolutamente insuspeitas viram-se tornar alvos potenciais. Por outro, o êxito dos terroristas, que burlaram os sistemas de segurança até então em prática em aeroportos internacionais, bem como o próprio serviço de inteligência norte-americano, demonstra a vulnerabilidade da sociedade. Mas, nas entrelinhas da narrativa, encontra-se os aspectos caracterizadores do fenômeno. Este trabalho intenta identificar a circunstância do terrorismo e a densa teia problemática que o envolve. Se ao longo do século XX as organizações terroristas e suas ações podiam ser diagnosticadas segundo a causa (política) por elas sustentada e ainda seu campo de atuação, o terrorismo da modernidade tardia ganhará ingredientes tributários da evolução tecnológica e da globalização. Assim, sua noção plasma-se às novas percepções das dimensões espaço-temporais. Fala-se, portanto, de um fenômeno criminal que não conhece territórios, podendo dizer-se global e, ainda, da capacidade organizacional que independe de um grupamento perene e estabelecido. As causas são apenas perscrutáveis especulativamente, nada, no entanto, rigorosamente identificado. Apesar disso, na primeira parte, o livro busca explicações nos teóricos que justificam o terrorismo, por um lado, e naqueles que o condenam visceralmente, por outro, ambos, no entanto, tendo como argumento comum os direitos humanos. Por isso, fazem-se aqui concessões a uma e a outra parte, num texto que se desenvolve dialeticamente, instigando o leitor a fazer a própria crítica. Na segunda parte, o Autor evidencia aspectos jusconstitucionais e do direito internacional dos direitos humanos que dão alicerce à política criminal de criminalização do terrorismo, encerrando-a com comentários à Lei 13.260/2016. Aqui avultam as questões mais polêmicas esgrimidas por estudiosos brasileiros.

Frete GRÁTIS em milhares de produtos com o Amazon Prime. Encontre diversos livros escritos por Guimarães, Isaac Sabbá, Pacheco, José ... lsaac Sabbá Guimarães TERRORISMO Definição, Apontamentos de Criminologia e de Política Criminal Fundamentação Constitucional Com Comentários à Lei 13.260/2016 (Lei Antiterrorismo) O conjunto de convicções ideológicas, os diversos modos de pensar peculiares aos grupos sociais, portanto, influenciam e informam a política criminal tanto ou mais que as razões científico-jurídicas, motivo pelo qual não conta sempre com uniformidade, pois representa o resultado do enfrentamento no plano das ideias de grupos com posicionamentos distintos. O termo terrorismo pode ser extremamente vago e servir meramente para fins retóricos.

Palavras-chave: Definições de Terrorismo, Conceitos, Política Internacional. ABSTRACT A Política Criminal, a dogmática jurídico-penal e Criminologia são assim, do ponto de vista científico, três âmbitos autônomos, ligados, porém, em vista do integral processo da realização do Direito Penal, em uma unidade teleológico-funcional.

LIVROS RELACIONADOS