As Matemáticas, O Monocórdio E O Número Sonoro

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EM FORMAÇÃO

AUTOR
Saito,Fumikazu Bromberg,Carla
DIMENSÃO
5,45 MB
NOME DO ARQUIVO
As Matemáticas, O Monocórdio E O Número Sonoro.pdf
ISBN
2655382064071

DESCRIÇÃO

Este volume, resultado de um trabalho desenvolvido e a licenciados, os livros desta série também se propõem a contribuir para divulgar a história da Ciência ao público em geral. Este volume, resultando de um trabalho desenvolvido juntamente com o grupo de estudos em pesquisa HEEMa (História e Epistemologia na educação Matemática/PUCSP), aborda a relação entre música e matemática, privilegiando os contextos de elaboração, transformação e transmissão (bem como de apropriação) dos conhecimentos compartilhados pela música e pela matemática. Esperamos que a leitura deste material, juntamente com outras que versam e discorrem sobre o mesmo assunto, propiciem novas discussões e reflexões que contribuem para introduzir novas abordagens de investigação na articulação entre história e ensino de Ciência e de matemática.

Assim os números constituíam o verdadeiro elemento de que constituía o mundo. Referia-se ao "um" como ponto, ao "dois" como a linha, ao "três" como a superfície e ao "quatro" como o sólido, de acordo com o número mínimo de pontos necessários para definir cada qual dessas ... Figura 1: Pitágoras e o monocórdio Esta relação foi utilizada por Pitágoras no experimento com o monocórdio, ele observou que o som produzido pressionando metade (½) da corda era o mesmo, porém mais agudo que o som produzido pela corda solta (corda inteira), que é conhecido como Oitava de um som.

Assim os números constituíam o verdadeiro elemento de que constituía o mundo. Referia-se ao "um" como ponto, ao "dois" como a linha, ao "três" como a superfície e ao "quatro" como o sólido, de acordo com o número mínimo de pontos necessários para definir cada qual dessas ... Figura 1: Pitágoras e o monocórdio Esta relação foi utilizada por Pitágoras no experimento com o monocórdio, ele observou que o som produzido pressionando metade (½) da corda era o mesmo, porém mais agudo que o som produzido pela corda solta (corda inteira), que é conhecido como Oitava de um som.

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