Armance, ou Algumas Cenas de um Salão Parisiense em 1827

Armance, ou Algumas Cenas de um Salão Parisiense em 1827 - Stendhal | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Stendhal
DIMENSÃO
8,76 MB
NOME DO ARQUIVO
Armance, ou Algumas Cenas de um Salão Parisiense em 1827.pdf
ISBN
1446079609667

DESCRIÇÃO

"Armance é, cronologicamente, o primeiro dos grandes romances de Stendhal. Quando comparado a obras-primas como "O Vermelho e o Negro" e "A Cartuxa de Parma", porém, este romance de 1827 é considerado ambíguo - e isso por uma razão muito simples: toda a trama é articulada ao redor de um segredo sobre a vida do protagonista que nunca é revelado, o que tornaria obscuras as motivações deste livro sobre o amor idealizado e a renúncia ao casamento. A chave para se entender a trama estaria numa carta de Stendhal a Mérimée (publicada na presente edição), na qual ele explicita o motivo que impede a consumação do amor entre o visconde Octave de Malivert e sua prima, Armance de Zohiloff: seu herói sofre de babilanismo, ou seja, impotência sexual. De fato, um romance diante do qual o leitor depende de informações extraliterárias para captar o sentido da narrativa poderia ser considerado imperfeito. Mas isso só é verdade se confundirmos a intenção inicial de Henri Beyle (verdadeiro nome do escritor) com a realização de Stendhal (nome pelo qual ficou conhecido). A julgar pelo tom lúbrico que permeava sua correspondência com Mérimée, ele queria escrever um romance que satirizasse o ideal do amor romântico. O resultado, porém, é bem diferente: como a suposta anomalia permanece oculta, toda a torturante aproximação dos dois amantes se dá sob o signo do desafio a preconceitos sociais, políticos e econômicos. Stendhal faz da misantropia de Octave e da integridade de Armance a metonímia de um ardor passional que sobrevive a uma sociedade de nobres decadentes e banqueiros, um mundo regido por contratos matrimoniais, em que o casamento poderia pacificar o tumulto do coração. Nesse sentido, Armance é um livro que mergulha como nenhum outro nas sutilezas do jogo amoroso, antecipando aquele culto à energia individual que, em seus romances posteriores, Stendhal irá contrapor ao desencantamento do mundo burguês." - Manuel da Costa Pinto

Nascimentos ... A Parisiense com preços incríveis, entrega rápida e garantida é na Submarino.com. Aproveite e garanta promoções de A Parisiense nos diversos departamentos na nossa loja. Um salão literário do século XVIII (do francês, salon littéraire) é uma reunião onde homens e mulheres eruditos se encontram regularmente, sob os auspícios de um anfitrião (ou anfitriã) para mútua diversão e para debater questões relativas a eventos correntes, filosofia, literatura, moral etc.

Em virtude da propagação do coronavírus e zelando pela segurança de todos, atenderemos você ... Um salão literário (salon littéraire em francês) é uma reunião onde homens e mulheres eruditos se encontram regularmente, sob os auspícios de um anfitrião (ou anfitriã) para mútua diversão e para debater questões relativas a eventos correntes, filosofia, literatura, moral etc. O termo é geralmente associado aos encontros literários e filosóficos da França dos séculos XVII e ... Armance ou Algumas Cenas de um Salão Parisiense em 1827 Henri Beyle Stendhal.

LIVROS RELACIONADOS