Literatura Nos Jornais - A Crítica Literária Dos Rodapes Às Resenhas

Literatura Nos Jornais - A Crítica Literária Dos Rodapes Às Resenhas - Nina,Cláudia | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Nina,Cláudia
DIMENSÃO
7,67 MB
NOME DO ARQUIVO
Literatura Nos Jornais - A Crítica Literária Dos Rodapes Às Resenhas.pdf
ISBN
4683309600456

DESCRIÇÃO

As críticas que recheiam os jornais e os periódicos culturais perderam o caráter polêmico e contestatório. Entre o academicismo, de um lado, e a crítica sem substância, de outro, o debate em torno da produção literária se esvaziou. Assim, por meio da análise da produção crítica cultural de hoje, passando pelos ancestrais das resenhas e pelo estudo dos principais suplementos de cultura do país, a autora reúne as características que identificam uma resenha, além de apontar o que é preciso para compor uma boa crítica. "Literatura nos jornais - A crítica literária dos rodapés às resenhas" supre a escassez de publicações relacionadas com o segmento cultural do jornalismo, de forma inteligente e crítica, e é voltada para estudantes e profissionais da escrita. "Em outras palavras, o leitor deste livro encontrará muito mais do que um 'manual' de escrita de resenhas e, ao mesmo tempo, descobrirá autênticos segredos de bastidores. Mas como é possível reunir reflexão aguda, análise histórica pertinente e indispensáveis sugestões de ordem prática? Simples: Cláudia Nina sempre soube que teoria e prática devem caminhar juntas; afinal, não é verdade que os opostos se atraem?" Trecho do prefácio de JOÃO CEZAR DE CASTRO ROCHA

2010 - A barca dos feiosos (Ponteio), com ilustrações de Zeca Cintra; 2013 - Nina e a Lamparina (DSOP) 08/02/2021 «Mediterrâneo», de João Luís Barreto Guimarães, vence Prémio de poesia nos Estados Unidos. Pesquisa sobre Autores Crítica Literária por Miguel Real Saudades dos rodapés"Sei que tudo é loucura, mas há certo método no que ele diz" (Polônio, sobre Hamlet) "Houve época em que intelectuais eloquentes e eruditos lançavam-se na primeira pessoa, discorrendo ampla e digressivamente sobre as obras, ou a partir delas", assim a jornalista e professora Cláudia Nina, em seu panorâmico Literatura nos jornais: a crítica literária dos rodapés ... O autor lembra que, no Brasil, é comum que o jornalista que escreve uma impasses, publicada no Jornal literário Rascunho; o estudo de Claudia Nina (2007), Literatura nos jornais: a crítica literária dos rodapés às resenhas; o trabalho de Isabel Travancas (2001), O livro no jornal: os suplementos literários dos jornais franceses e brasileiros nos anos 90; e a coletânea organizada por ... Em seu livro Literatura nos jornais, a crítica literária dos rodapés às resenhas, Claudia Nina afirma que desde seus primórdios nos idos de 1900 até a década de 1950, a crítica literária praticada nos jornais era composta por textos que " ... por aÍ.

Entre o academicismo, de um lado, e a crítica sem substância, de outro, o debate em torno da produção literária se esvaziou. Assim, por meio da análise da produção crítica cultural de hoje, passando pelos ancestrais das resenhas e pelo estudo dos principais suplementos de ... As críticas que recheiam os jornais e os periódicos culturais perderam o caráter polêmico e contestatório.

LIVROS RELACIONADOS