A Visão Binocular Dos Guarani Mbya - Ortóptica, Oralidade e Letramento

A Visão Binocular Dos Guarani Mbya - Ortóptica, Oralidade e Letramento - Secin,Viviam Kazue Andó Vianna | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Secin,Viviam Kazue Andó Vianna
DIMENSÃO
10,57 MB
NOME DO ARQUIVO
A Visão Binocular Dos Guarani Mbya - Ortóptica, Oralidade e Letramento.pdf
ISBN
1112559631436

DESCRIÇÃO

Alfabetizar índios em língua materna corrigiu uma distorção secular de se ensinar alguém a ler uma língua que não fala. Agora, Viviam Secin nos chama a atenção para outra questão: a diversidade visual.A leitura exige um controle binocular hiperespecializado, e a autora, que é doutora em educação e ortoptista, estudou a diversidade do olhar. Pesquisou índios de cultura predominantemente oral e universitários não indígenas de cultura predominantemente letrada. Observou que o primeiro grupo empregava mais o campo binocular periférico, enquanto o segundo usava predominantemente o campo binocular central.Essa diferença visual que impacta quem sai do mundo da oralidade para o da escrita é por muitos considerada uma deficiência, mas Viviam Secin suspeitou da interferência de fatores ambientais e culturais no processo de desenvolvimento visual.Buscou e encontrou evidências demonstrando que as condições visuais são determinadas não apenas por fatores inatos, mas pela cultura e pela história. Quem é capaz de ler a floresta tem um olhar diferente de quem foi treinado para ler livros, e vice-versa. Não há uma fisiologia binocular "normal" ou "universal", sendo as diversidades visuais diferenças culturalmente possíveis.As conclusões da autora podem contribuir decisivamente para a formulação de políticas públicas e para o planejamento de escolarização indígena e de indivíduos do meio rural, pelo desenvolvimento de estratégias de aprestamento visuais que facilitem "a transição de outros modos ecológicos de ver para o modo de ver necessário à cultura escrita".

Rio de Janeiro, Brasil, 2011. por Viviam Kazue Andó Vianna Secin categoria de Escolas e Ensino Livro Edição 12 jan 2016 Baixar Livro A Visão Binocular dos Guarani Mby... Ortóptica, Oralidade e o Letramento de Brasileiros Indígenas ... indígena Guarani Mbya de Bracuí, situada no Município de Angra dos Reis.

Com o Menor Preço é No Zoom. Acesse e compre apenas em lojas confiáveis.

LIVROS RELACIONADOS