A Descoberta do Teorema de Pitágoras - Col. História da Matemática Para Professores

A Descoberta do Teorema de Pitágoras - Col. História da Matemática Para Professores - Cardoso Marques,Sofia | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Cardoso Marques,Sofia
DIMENSÃO
8,37 MB
NOME DO ARQUIVO
A Descoberta do Teorema de Pitágoras - Col. História da Matemática Para Professores.pdf
ISBN
5162704625022

DESCRIÇÃO

O Teorema de Pitágoras é considerado um dos desencadeadores da ampliação do pensamento numérico e geométrico em todos os tempos. Neste livro Sofia Cardoso Marques aborda alguns dos caminhos, personagens e geometrias nas quais o pensamento e práticas referentes ao teorema pitagórico se desenvolveu ao ponto de se constituir em um dos tópicos de geometria que transversalizam diversos outros tópicos da Matemática como a trigonometria a geometria analítica, os números irracionais, os números complexos, o cálculo diferencial integral, dentre outros. A autora descreve o resultado e as aplicações desse teorema em algumas civilizações antigas como a Mesopotâmia, o Egito e a Grécia. Contextualiza o referido teorema na cultura e nos conhecimentos matemáticos dessas civilizações. A partir desse material os professores poderão ampliar seus focos de abordagem didática desse assunto em suas aulas de geometria.

Fora do estoque. Resolvendo Pitágoras - Os Triângulos Retângulos Pitagóricos.

VI a.C., na Grécia e pensa-se que nasceu na ilha de Samos; Diz-se que Pitágoras viajou pelo Egipto e pela Babilónia vindo a fixar-se no sul da Itália (em Crotona) fundando a chamada Escola Pitagórica, onde se estudava Matemática, Filosofia, Música e outras Ciências; Os indícios são de que Pitágoras desenvolveu o teorema por volta de 500 AEC (Antes da Era Comum). Segundo o historiador Walter Carnielli, professor de história da ciência, da Universidade Estadual de Campinas foram feitas outras 370 provas do teorema sendo a afirmação matemática que mais recebeu demonstrações. O teorema de Pitágoras leva o nome do matemático grego Pitágoras (570 a.C.

LIVROS RELACIONADOS