Roberto Lyra Filho e o Direito Alternativo Brasileiro

Roberto Lyra Filho e o Direito Alternativo Brasileiro - Lema,Sérgio Roberto | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Lema,Sérgio Roberto
DIMENSÃO
10,35 MB
NOME DO ARQUIVO
Roberto Lyra Filho e o Direito Alternativo Brasileiro.pdf
ISBN
2772609669784

DESCRIÇÃO

A obra é dividida em duas partes. Na primeira trata de estudo sobre a obra de um dos principais precursores do pensamento jurídico crítico no Brasil: Roberto Lyra Filho. O pensamento lyriano é submetido a estudo crítico em perspectiva dialética a partir de cuidadoso levantamento das fontes originais na perspectiva do resgate da atualidade e relevância da teoria dialética do direito proposta por Lyra Filho como marco para novas formas de ver e aplicar o direito na direção emancipatória trilhadas pelas lutas das classes exploradas e grupos oprimidos. Na segunda parte do livro é feito um levantamento de material documental obtido pelo autor durante a sua participação nos Encontros Internacionais de Direito Alternativo, bem como de acervo bibliográfico impresso e digital com o intuito de traçar um histórico do movimento do direito alternativo brasileiro - MDA. Este movimento de operadores do direito comprometidos com os usos do direito a favor da democracia e da reconstrução das instituições jurídicas como ferramentas libertárias ainda requer novas discussões que continuem a sintetizar as experiências de inúmeras frentes de atuação na sociedade civil e no seio do estado dos juristas orgânicos das lutas populares. O que já foi assimilado pela cultura jurídica a partir das provocações lançadas nos congressos de direito alternativo e o que anda resta na caminhada constante da artesania democrática é a reflexão principal que a obra busca trilhar como meio para a multiplicação do debate.

1.2 Dialética e direito Lyra Filho observou com precisão que muitos marxistas ortodoxos encararam a obra marxiana como um dogma e, com isso, perderam justamente o que ela tinha de dialética. 1. Direito e Lei.

Há, sempre, cá e lá, uns textos ou frases isoladas, que arrimam esta ou aquela leitura. Mas o que me A concepção do Direito Achado na Rua é baseada nos conceitos elaborados na Nova Escola Jurídica Brasileira (NAIR) fundamentada na obra de Roberto Lyra Filho que prega o Direito como a enunciação da legítima organização social da liberdade. O ano começou e a AJUP - Roberto Lyra Filho vem te convidar para nossa primeira atividade.

LIVROS RELACIONADOS