Pintura e Realidade - Realismo Arquitetônico na Pintura Contemporânea

Pintura e Realidade - Realismo Arquitetônico na Pintura Contemporânea - Zalinda Cartaxo,Zalinda | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Zalinda Cartaxo,Zalinda
DIMENSÃO
8,15 MB
NOME DO ARQUIVO
Pintura e Realidade - Realismo Arquitetônico na Pintura Contemporânea.pdf
ISBN
9319816299215

DESCRIÇÃO

O livro Pintura e realidade. Realismo arquitetônica na pintura figurativa. Adriana Varejão e José Lourenço, da artista visual Zalinda Cartaxo, é fruto do seu pós-doutoramento na Universidade do Porto, Portugal, como pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Pintura e realidade parte da constatação da revalorização do real na arte contemporânea, manifesta em suas várias frentes (fotografia, vídeo, pintura etc.). A autora se detém, especificamente, ao campo da pintura figurativa que ela define como realismo arquitetônico. Através da comparação das obras de dois pintores – a brasileira Adriana Varejão e o português José Lourenço – Zalinda desenvolve uma análise crítica desta questão. Adriana, com sua série Saunas e Banhos, oferece um modelo de pintura arquitetônica que privilegia os espaços interiores e intimistas. De forma antagônica, José Lourenço apresenta fachadas arquitetônicas cuja ênfase está na exterioridade, no coletivo. Ambos recorrem ao artifício da perspectiva de ponto de fuga como estratégia de afirmação do sujeito no mundo.

o imaginrio alegrico um imaginrio apropriado; o alegorista no inventa imagens, mas as confisca. A história da arte ocidental diz respeito ao estudo, registro e discussão do desenvolvimento da arte em sua manifestação na evolução da sociedade ocidental.Esta história apresenta diferenças significativas em relação à evolução da arte no mundo oriental. Os estudos que tradicionalmente se faziam sobre história da arte normalmente levavam em consideração apenas a evolução ... Arte contemporânea Surgimento: surgiu como uma forma de libertação dos conceitos tradicionais vigentes, colocando em xeque os padrões e a própria estética, valorizando a arte por imaginação pois para essa arte não existem limites.

São características gerais: O cientificismo; A valorização do objeto; O sóbrio e o minucioso; A expressão da realidade e dos aspectos descritivos. ARQUITETURA Na Rússia, são muito reconhecidos os escritores realistas Fiódor Dostoiévski, Liev Tolstói e Anton Tchekhov.

LIVROS RELACIONADOS