Religiões Afro - Introdução, Associação e Políticas Públicas - Col. Religiões Afro-Brasileiras

Religiões Afro - Introdução, Associação e Políticas Públicas - Col. Religiões Afro-Brasileiras - Cordovil,Daniela | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Cordovil,Daniela
DIMENSÃO
9,74 MB
NOME DO ARQUIVO
Religiões Afro - Introdução, Associação e Políticas Públicas - Col. Religiões Afro-Brasileiras.pdf
ISBN
3358739795245

DESCRIÇÃO

Compreender a relação entre religiões de matriz africana e esfera pública é uma preocupação de estudiosos que se debruçaram sobre o tema desde o século XIX. Neste período, o principal pano de fundo da discussão era a questão de quais as perspectivas de futuro no Brasil de um grande contingente de população negra e mestiça. As perseguições policiais aos terreiros de Candomblé e outras matrizes religiosas africanas podem ser compreendidas como a tentativa da elite letrada de expurgar da sociedade brasileira a cultura e a religiosidade de setores tidos como menos " evoluídos"

Agradecemos a estas instituições de fomento á pesquisa e aos pesquisadores bolsistas de iniciação científica (Antonio Vieira, Clara Azevedo, Rachel Baptista e Terezinha Sampaio) que deste projeto participaram. 2. POLÍTICAS PATRIMONIAIS VOLTADAS PARA PRÁTICAS CULTURAIS E RELIGIOSAS AFRO-BRASILEIRAS NA ATUALIDADE: DILEMAS E POTENCIALIDADES Raul Amaro de Oliveira Lanari1 Resumo: Este artigo tem como base experiências de trabalho em projetos de identificação e salvaguarda do patrimônio cultural de comunidades afro-brasileiras entre 2014 e 2016 e pretende problematizar a eficácia dos instrumentos de ... * diversos babalorixás (sacerdotes das religiões afro-brasileiras dos orixás) do Recife integraram as confrarias de Nossa Senhora do Rosário; Luiz de França dos Santos, que dirigiu o Maracatu Leão Coroado do Recife, dizia, com orgulho, ter sido juiz da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (as irmandades são sociedades da religião católica destinadas à prática de ... As religiões afro-brasileiras e os movimentos sociais: diálogo entre a academia e o movimento negro.

2 categorias: Filosofia e Religião As principais religiões afro-brasileiras, o candomblé e a umbanda perdem adeptos no país nos últimos anos. Os principais motivos da retração, segundo estudiosos dessas religiões, são o avanço evangélico e o sincretismo religioso, ou seja, muitas pessoas ligadas também a outra religião não se dizem adeptas das religiões afro-brasileiras. Religiões afro- brasileiras em sala de aula a partir da análise de uma turma de educação de jovens e adultos.

LIVROS RELACIONADOS