O Voto Obrigatório No Estado Democrático Brasileiro

O Voto Obrigatório No Estado Democrático Brasileiro - Melão,George | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Melão,George
DIMENSÃO
10,60 MB
NOME DO ARQUIVO
O Voto Obrigatório No Estado Democrático Brasileiro.pdf
ISBN
4965501276866

DESCRIÇÃO

O voto é a mais importante ferramenta do cidadão em uma democracia, pois é o instrumento de participação popular para a tomada de decisão política e de transformação social. O Brasil, por ser um Estado Democrático, adotou o voto para o exercício da participação política na administração pública. A constituição da República Federativa do Brasil de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, afirma que o Brasil é um Estado Democrático e de Direito, contudo, impõe ao seu cidadão no 1º, inciso I do artigo 14, a obrigação do alistamento eleitoral e do voto para grande parte de sua população. Ressalta-se que dos 232 países democráticos catalogados, apena 24 adotam o voto obrigatório, o que motivou a realização do presente estudo. Assim, esta obra visa discutir os conceitos que formam uma nação democrática, as instituições políticas, os direitos e deveres do cidadão frente ao estado e o voto como forma de participação política, seja facultativo ou obrigatório.

Os mais ricos (62% acima de dez salários mínimos e 66% entre cinco e dez) e os mais escolarizados (65%) são os que mais iriam às urnas se o voto fosse facultativo, e os mais pobres (52%) e os menos escolarizados (52%) são os que menos votariam. No limite não podem beneficiar das vantagens do Estado Social Democrático e de Direito. Por ...

Vim retribuir suas visitas e palavras deixadas no meu blog. Tenha uma semana de sucesso.

LIVROS RELACIONADOS