O Princípio da Razão Durante Comunicação Para Os Antigos, a Fenomenologia e o Bergsonismo

O Princípio da Razão Durante Comunicação Para Os Antigos, a Fenomenologia e o Bergsonismo - Marcondes Filho,Ciro | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Marcondes Filho,Ciro
DIMENSÃO
5,31 MB
NOME DO ARQUIVO
O Princípio da Razão Durante Comunicação Para Os Antigos, a Fenomenologia e o Bergsonismo.pdf
ISBN
7067440461240

DESCRIÇÃO

A ciência da comunicação começa com Husserl. O criador da fenomenologia é o primeiro a pensar a comunicação como algo que nos atinge, que nos impacta. E, para apreendê-la, precisamos nos colocar aquém de qualquer engajamento e vê-la “como espetáculo”. Só assim não estrangularemos o fenômeno com nossa interferência apropriadora e destrutiva. Merleau-Ponty aprimora Husserl, dizendo que nosso olhar não está isolado e nossa percepção das coisas ocorre numa imersão na “carne do mundo”, da qual somos parte. Mas será Henri Bergson quem irá reintroduzir na observação do mundo a precedência do movimento. Revitalizando o pré-socrático Heráclito, diz que tudo é movimento contínuo e as coisas têm de ser captadas durante sua ocorrência. Ficando na sua escuta, procurando apreender aquilo que governa todas as coisas, como dizia Heráclito, teremos a oportunidade de assistir à ocorrência do evento comunicacional. Estes autores são os pioneiros. Eles pavimentarão a estrada que nos vai conduzir, no final desta obra, a uma nova teoria da comunicação.

E, para apreendê-la, precisamos nos colocar aquém de qualquer engajamento e vê-la "como espetáculo". Só assim não estrangularemos o fenômeno com nossa interferência apropriadora e destrutiva.

8), mas isso não autoriza a deslocar a noção ... Da coleção Comunicação, O princípio da razão durante — O conceito de comunicação e a epistemologia metapórica -Nova Teoria da Comunicação III - Tomo V traz gráficos e boxes explicativos sobre a proposta apresentada, transformando a obra em excelente instrumento para professores, estudantes e interessados que buscam conhecimento para entender as mudanças no ambiente ... Livro: O Princípio da razão durante - Comunicação para os antigos, a fenomenologia e o bergsonismo-Nova Teoria da Comunicação III-TomoI Autor: Ciro Marcondes Filho Editora:Paulus Possibilidades de uma ação educativa de cunho interdisciplinar na escola. Maria Augusta Salin Gonçalves* RESUMO: O objetivo deste artigo é apresentar e discutir condições teórico-práticas da execução de um projeto de ação educativa de cunho interdisciplinar na escola, tendo como base a teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. FILHO, Ciro Marcondes.

LIVROS RELACIONADOS