Mensalão e Crise Política: o Discurso de Veja ao Significar o Partido Dos Trabalhadores

Mensalão e Crise Política: o Discurso de Veja ao Significar o Partido Dos Trabalhadores - Marques,Welisson | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Marques,Welisson
DIMENSÃO
3,76 MB
NOME DO ARQUIVO
Mensalão e Crise Política: o Discurso de Veja ao Significar o Partido Dos Trabalhadores.pdf
ISBN
6158891848333

DESCRIÇÃO

Welisson Marques ora nos apresenta um livro importantíssimo não apenas para os estudiosos do discurso, mas também para todos aqueles que se preocupam com as relações entre a mídia e a política. Entre os vários méritos de Mensalão e Crise Política: o discurso de Veja ao significar o PT, destacam-se seu domínio teórico, sua clareza metodológica, sua correção de linguagem e seus belos insights analíticos. No que respeita a estes últimos, ressalto as análises do que a revista Veja chamou de "dicionário da crise", que Marques demonstra ser um simulacro do próprio funcionamento discursivo, o exame da mise en scène das vozes mobilizadas pelo enunciador midiático e a interpretação da posição enunciativa de Veja como porta-voz da sociedade civil. Seguindo um princípio fundamental da Análise do discurso, o autor examina as formulações semióticas sincréticas de seu objeto, sem descurar de sua historicidade. Por essas e por outras tantas virtudes aqui não mencionadas, o trabalho de Marques passa a ser uma preciosa referência para a compreensão do discurso, da mídia e da política no Brasil contemporâneo.

[1] O neologismo mensalão, popularizado pelo então deputado federal Roberto Jefferson, em entrevista que deu ressonância nacional ao escândalo, é uma variante da palavra mensalidade, usada para se referir a uma mesada paga a deputados para votarem a favor de projetos de ... Alguns dos principais acusados pertenciam ao seu partido, o Partido dos Trabalhadores. Os envolvidos eram acusados de crimes como corrupção ativa, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasão de divisas e peculato, destacando-se os políticos: José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil), Delúbio Soares (ex- tesoureiro do PT), José Genoíno (ex-presidente do PT). assim como para as áreas afins, porque analisamos o discurso dos parlamentares de um dos principais partidos de oposição na época do escândalo do mensalão, a fim de trazermos à baila os estudos provenientes da Nova Retórica.

Os envolvidos eram acusados de crimes como corrupção ativa, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasão de divisas e peculato, destacando-se os políticos: José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil), Delúbio Soares (ex- tesoureiro do PT), José Genoíno (ex-presidente do PT). assim como para as áreas afins, porque analisamos o discurso dos parlamentares de um dos principais partidos de oposição na época do escândalo do mensalão, a fim de trazermos à baila os estudos provenientes da Nova Retórica. Além disso, ao analisarmos os discursos políticos dos parlamentares do PSDB em sessões plenárias da Câmara dos A esquerda em crise Desde que se recompôs da tentativa de aniquilação total por parte da ditadura militar, primeiro em 1980, com a criação do PT, e depois em 1985, já no governo Sarney (1985 ... Entre a razão, o desejo e a imposição: relações de aproximação entre o discurso e o agir dos sujeitos nas esferas sociais Glória Dias Soares Vitorino* Resumo Com base em hipóteses levantadas por Davidson (1993), além dos estudos de Livet (2000) e Searle (2001), a propósito da intencionalidade da ação, o objetivo deste Política genocida de Bolsonaro a favor da disseminação do vírus coloca o Brasil em 2º lugar entre as nações que mais ...

LIVROS RELACIONADOS