Novos Parâmetros para a Intervenção do Estado na Economia - Série Produção Científica

Novos Parâmetros para a Intervenção do Estado na Economia - Série Produção Científica - Schapiro,Mario Gomes | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Schapiro,Mario Gomes
DIMENSÃO
5,3 MB
NOME DO ARQUIVO
Novos Parâmetros para a Intervenção do Estado na Economia - Série Produção Científica.pdf
ISBN
2051583345717

DESCRIÇÃO

Fruto de tese com a qual o autor obteve título de doutor em Direito pela USP, o estudo que ora vem a público é conduzido pela seguinte indagação: em um contexto pós-desenvolvimentista, a intervenção direta pelo Estado, por meio do BNDS, cumpre papel relevante?

O setor agropecuário, em 2017 contribuiu com R$ 14,5 bilhões, representando 12,24% da estrutura produtiva do estado. Na agricultura destaca-se no Pará a produção de laranja, banana, cana-de-açúcar, coco, arroz, mandioca, cacau, feijão, soja, milho e pimenta-do-reino - em que o estado é o maior produtor nacional -.

Esse fato acarretou uma revisão do modelo capitalista liberal, a partir da qual passou-se a considerar a necessidade de o Estado também intervir na economia para evitar ou controlar crises. A intervenção do Estado na economia privada é tomada como um conceito abrangente, que acolhe as espécies "regulação" e "intervenção em sentido estrito". Isso porque em ambos os casos haverá a inserção de um terceiro no mercado (o Estado), institucionalmente a ele estranho - de molde a alterar as A economia da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (em russo: экономика Советского Союза ) foi baseada em um sistema de propriedade estatal dos meios de produção , agricultura coletiva, manufatura industrial e planejamento administrativo centralizado.

LIVROS RELACIONADOS