O Teatro da Morte e da Vida - a Escrita Barroca de João Cabral de Melo Neto - Vol. 1

O Teatro da Morte e da Vida - a Escrita Barroca de João Cabral de Melo Neto - Vol. 1 - Carvalho,Francisco Israel de | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Carvalho,Francisco Israel de
DIMENSÃO
4,50 MB
NOME DO ARQUIVO
O Teatro da Morte e da Vida - a Escrita Barroca de João Cabral de Melo Neto - Vol. 1.pdf
ISBN
7688356812908

DESCRIÇÃO

A poética de João Cabral de Melo Neto espelha as ambiguidades alegóricas do ser nas camadas signícas do devir, ao mesmo tempo em que desdobra, ao infinito, as possibilidades de apreensão do trajeto humano. Morte e Vida Severina Auto de Natal Pernambucano visto pelo prisma Barroco ou Neobarroco com todas as categorias estéticas que perpassam essa visão de mundo, tais como o jogo de contrastes, o embate de paradoxos, a própria circularidade do desejo e o permanente conflito que estabelece entre VIDA X MORTE X VIDA, traduz a dramaticidade do caminhar solitário do homem, um caminho pautado nas volutas barrocas, muitas delas permeadas pelo grotesco, pela ironia (pelo humor), pelo transbordamento (paradoxalmente) metafórico de um poeta visceralmente cerebral um poeta-construtor (engenheiro-pedreiro) da linguagem, como é o caso de João Cabral de Melo Neto. A poesia de JCMN é exuberante em tudo que nela não falta é generosa para com o seu leitor; dito isso, podemos apreciar o ensaio "O Teatro da Morte e da Vida - a Escrita Barroca de João Cabral de Melo Neto", de Francisco Israel de Carvalho, como uma oferenda farta a beleza poética.

João Cabral de Melo Neto ... A poesia, em João Cabral, é a morte. É essa exposição de si mesmo, do próprio corpo ao monstro, seja ele o touro ou a seca.

Tornou-se imortal da Academia Brasileira de Letras. Infância e juventude.

LIVROS RELACIONADOS