Racismo Estrutural

Racismo Estrutural - Almeida,Silvio | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Almeida,Silvio
DIMENSÃO
9,12 MB
NOME DO ARQUIVO
Racismo Estrutural.pdf
ISBN
8671993058769

DESCRIÇÃO

Nos anos 1970, Kwame Turu e Charles Hamilton, no livro "Black Power", apresentaram pela primeira vez o conceito de racismo institucional: muito mais do que a ação de indivíduos com motivações pessoais, o racismo está infiltrado nas instituições e na cultura, gerando condições deficitárias a priori para boa parte da população. É a partir desse conceito que o autor Silvio Almeida apresenta dados estatísticos e discute como o racismo está na estrutura social, política e econômica da sociedade brasileira.

(4) Legenda: conteúdo confuso Portanto, o racismo faz parte da estrutura social brasileira, e se configura quando pessoas negras são excluídas da maioria das estruturas sociais e políticas, e as instituições agem na perspectiva que privilegiam os/as brancos/as e mantém suas vantagens em detrimento as vidas negras (KILOMBA, 2020, p.77). Muito disso está associado ao chamado racismo estrutural, com práticas e políticas que, ao longo da História brasileira, contribuíram para a marginalização da população negra no País. E o racismo estrutural é o filho robusto do orgulho estrutural. Eles estão organicamente conectados.

Essa forma de racismo está presente em concepções, práticas, vocabulário, etc (3). (4) Legenda: conteúdo confuso Portanto, o racismo faz parte da estrutura social brasileira, e se configura quando pessoas negras são excluídas da maioria das estruturas sociais e políticas, e as instituições agem na perspectiva que privilegiam os/as brancos/as e mantém suas vantagens em detrimento as vidas negras (KILOMBA, 2020, p.77). Muito disso está associado ao chamado racismo estrutural, com práticas e políticas que, ao longo da História brasileira, contribuíram para a marginalização da população negra no País. E o racismo estrutural é o filho robusto do orgulho estrutural.

LIVROS RELACIONADOS