Letramento E Reificação Da Escrita

Letramento E Reificação Da Escrita - Anderson de Carvalho Pereira | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Anderson de Carvalho Pereira
DIMENSÃO
12,9 MB
NOME DO ARQUIVO
Letramento E Reificação Da Escrita.pdf
ISBN
5099032375244

DESCRIÇÃO

Este livro mostra como a dicotomia entre oral e escrita, tão incidente e insidiosa nas práticas com letramento e alfabetização, principalmente, está fincada basicamente num tripé: na concepção de escrita veiculada e teorias científicas por meio de seus efeitos discursivos dominantes; na cooptação da separação entre oral e escrita; por fim, na relação que tal dicotomia mantém com a dicotomia entre pensamento e linguagem, atributo máximo do sujeito psicológico, do paradigma galileano de ciência e do objetivismo abstrato e do subjetivismo idealista nos estudos da linguagem, relação esta fundamentada em diversos autores. Para isto, o ponto de partida é a análise do discurso científico organizador de múltiplas concepções acerca do oral e da escrita, o que configura uma contradição entre sua heterogeneidade enunciativa e o modo monolítico por que tal discurso se apresenta para firmar esta dicotomia.

A entrada da pessoa no mundo da escrita se dá pela aprendizagem de toda a complexa tecnologia envolvida no aprendizado do ato de ler e escrever. letramento, facilitaria o desempenho das pessoas na escrita e na assimilação da leitura gerando um melhor aproveitamento daquilo que se estudou, para ser colocado em prática diariamente, pois o letramento está relacionado com os usos da leitura e da escrita, na vida em sociedade. Já para TFOUNI ( 2006,p.

Vale lembrar que muito recentemente, existia o pressuposto de que a Letramento, esquecimento e alteridade : o processo de reificação da escrita. 2005.

LIVROS RELACIONADOS