Linguagem Escrita e A Criança Com Autismo

Linguagem Escrita e A Criança Com Autismo - Santos,Emilene Coco Dos | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Santos,Emilene Coco Dos
DIMENSÃO
12,71 MB
NOME DO ARQUIVO
Linguagem Escrita e A Criança Com Autismo.pdf
ISBN
2223662680229

DESCRIÇÃO

Muitas dúvidas têm surgido aos pais, professores, estudantes, dentre outros, sobre o processo de escolarização das pessoas com autismo, principalmente quanto ao ensino da nossa linguagem escrita. Este livro analisa como ocorre o desenvolvimento da leitura e da escrita da criança com autismo no ensino comum, utilizando os pressupostos da psicologia histórico-cultural de Vigotski e colaboradores, especificamente, nas elaborações construídas sobre o papel do outro e da linguagem na constituição do sujeito. A obra favorece a compreensão de que os modos de inserção da criança com autismo nos diferentes tempos e espaços da escola e a constituição de si como aluno foram se estabelecendo com o passar dos anos, e que os profissionais e o trabalho educativo, a partir do planejamento coletivo e das ações pedagógicas, contribuem para o percurso de simbolização da criança com autismo. O caminho percorrido pela criança, em relação à apropriação da linguagem escrita, tem momentos de avanços e retrocessos em um movimento não linear. As interações verbais e a mediação pedagógica nas atividades de leitura e escrita contribuem para melhorias no desenvolvimento mental da criança com autismo, principalmente em relação à atenção voluntária, ao desenvolvimento da percepção e à apropriação da leitura e da escrita.

habilidades preservadas ou altamente desenvolvidas em certas áreas que contrastam com outras dificuldades da criança (Klin, 2003). E quanto antes a criança for estimulada, mais fácil será sua aprendizagem. A escrita é um desafio para muitos estudantes autistas porque envolve coordenação, força muscular, planejamento motor, habilidades de linguagem, organização e questões sensoriais. Como Ensinar uma Criança Autista a Escrever.

321-331, abr./jun. 2009 por Kanner, em 1947.

LIVROS RELACIONADOS