Deus e Matemático

Deus e Matemático - Livio,Mario | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Livio,Mario
DIMENSÃO
12,9 MB
NOME DO ARQUIVO
Deus e Matemático.pdf
ISBN
2004925020904

DESCRIÇÃO

O ganhador do Prêmio Nobel Eugene Wigner certa vez se perguntou sobre "a inexplicável efetividade da matemática" na formulação das leis da natureza. Como uma disciplina aparentemente tão abstrata é capaz de explicar perfeitamente o mundo natural? Mais que isso – de fazer previsões, por exemplo, sobre fenômenos cósmicos até então desconhecidos, mas que depois se demonstrou serem verdadeiros. Desde os tempos antigos até o presente, a questão vem desafiando cientistas e filósofos. Em Deus é matemático?, o astrofísico e matemático Mario Livio, autor de A equação que ninguém conseguia resolver, investiga por que a matemática tem o poder que tem. E explora uma das questões mais fascinantes da física fundamental: afinal de contas, a matemática é uma invenção da mente humana ou vem sendo descoberta aos poucos — assim como os astrônomos descobriram antes galáxias desconhecidas? Se, como insistia Einstein, a matemática for "um produto do pensamento humano que é independente da experiência", como é capaz de descrever com tanta precisão e até prever o mundo que nos cerca? Os próprios matemáticos muitas vezes insistem em que seu trabalho não tem nenhum efeito prático. O matemático britânico G. H. Hardy foi longe a ponto de descrever seu próprio trabalho desta maneira: "Nenhuma descoberta minha fez, nem é provável que venha a fazer, direta ou indiretamente, para o bem ou para o mal, a menor diferença para o bem-estar do mundo". Ele estava errado. A lei de Hardy-Weinberg permite que geneticistas de população prevejam como os genes são transmitidos de uma geração à seguinte e o trabalho de Hardy sobre a teoria dos números encontrou implicações inesperadas no desenvolvimento de códigos. Mario Livio explora com brilhantismo as ideias matemáticas desde Pitágoras e Arquimedes até os dias de hoje ao nos mostrar como as intrigantes perguntas e as engenhosas respostas levaram a concepções cada vez mais profundas do nosso mundo. E oferece uma discussão original e vigorosa de tópicos que abrangem da cosmologia às ciências cognitivas, da matemática à religião. Este livro fascinante interessará a qualquer pessoa curiosa sobre a mente humana, o mundo científico e as relações entre eles.

Mais que isso - a matemática frequentemente faz previsões, por exemplo, sobre partículas subatômicas ou fenômenos cósmicos. O físico e escritor Mário Livio explora com brilhantismo as ideias matemáticas desde Pitágoras até os dias de hoje ao nos ... Antigas civilizações sempre deram muita importância à matemática, ciência fundamental para a solução de problemas do cotidiano.

Faça suas encomendas também pelo nosso e-mail alternativo [email protected] ou pelo WhatsApp Clicando Aqui. Deus e a Matemática grandes mentes. Neste artigo o Professor e Matemático Valdivino Sousa, busca discorrer sobre Deus e a Matemática, como o universo está cercado pelos números? Em outra linguagem de entendimento as grandes mentes nos mostram que tudo é matemática.

LIVROS RELACIONADOS