O Brasil-nação Como Ideologia - A Construção Retórica e Sociopolítica da Identidade Nacional

O Brasil-nação Como Ideologia -  A Construção Retórica e Sociopolítica da Identidade Nacional - Maciel,Fabrício | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Maciel,Fabrício
DIMENSÃO
10,74 MB
NOME DO ARQUIVO
O Brasil-nação Como Ideologia - A Construção Retórica e Sociopolítica da Identidade Nacional.pdf
ISBN
7138741768884

DESCRIÇÃO

A brasilidade foi construída, desde José Bonifácio, como fruto espontâneo de um cosmos mágico onde não há barreiras entre o mundo natural e o sobrenatural, desdobrado no composto Deus-política-povo-natureza. O Dia do Fico simbolizou um pacto social ideológico onde o povo teria fornecido uma espécie de procuração social ao Imperador, entregando nas mãos do representante sagrado. O amálgama harmonizante daquele composto criou um mito perfeito, não deixando lugar para nenhum tipo de conflito, o que explica o repúdio de classes sociais pela brasilidade. O conteúdo específico e a sobrevivência desta ideologia, passando pela crítica de Joaquim Nabuco, a sistematização de Gilberto Freyre, e a atualização de Roberto Da Matta e Marilena Chauí, é o que se procura desenvolver neste livro.

Smith ... Box História do Brasil Nação - 1808-2010.

Ele procura perceber tanto as pré-condições sociais e políticas que tornaram inadiável o esforço de construção de nossa identidade nacional, quanto as vicissitudes políticas e ideológicas que a escolha ... livro novo, brochura, 111 páginas. 08 / 11 / 2013.

LIVROS RELACIONADOS