História Do Cabelo

História Do Cabelo Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
DIMENSÃO
5,43 MB
NOME DO ARQUIVO
História Do Cabelo.pdf
ISBN
4065025590690

DESCRIÇÃO

Alan Pauls (Buenos Aires, 1959) é uma das vozes mais originais da atual literatura latino-americana. Foi professor de teoria literária na Universidade de Buenos Aires, fundador da revista Lecturas Críticas e editor do suplemento dominical do jornal Página/12, além de roteirista e crítico de cinema. “História do cabelo”, segunda parte de sua trilogia sobre os anos 70 na Argentina (iniciada com “História do pranto”), narra a aventura de um homem obcecado por cabelo. Um personagem que vaga por Buenos Aires entrando e saindo de salões, condenado a pensar no cabelo, se deve cortar muito, pouco, deixar crescer, não cortar mais, raspar a cabeça para sempre. Em busca do corte perfeito, e em meio a uma infinidade de reflexões sobre o cabelo (cortes de cabelo, cabeleireiros, salões, xampus, produtos de cabelo, estilos, o cabelo como o símbolo social, instrumento político e de identidade), o protagonista se vê envolvido numa trama que remonta a um dos momentos mais sombrios da vida social e política argentina. E é justamente através do cabelo que a história, que se inicia como a saga muito pessoal de um fetiche, se cruza com a luta armada e os anos de chumbo na Argentina. História do cabelo é o terceiro livro de Alan Pauls publicado pela Cosac Naify. Dele, a editora já lançou os romances “O passado”, que virou filme nas mãos de Hector Babenco, e “História do pranto”.

Homens e mulheres com cabelos longos sofriam, muitas vezes, com a infestação de piolhos. História do Cabelo, da Beleza e evolução dos acessórios. Os cabelos revelam muitas facetas da pessoa.

Resumo: O cabelo já foi objeto de análise de autores como Freud, Charles Berg e Edmund Leach. Tanto a abordagem psicológica de Freud e Berg quanto a antropológica de Leach foram unânimes em associá-lo a uma conotação sexual ou, mais especificamente, à castração simbólica. Uma exposição em Paris explora a história e a importância do cabelo em várias épocas.

LIVROS RELACIONADOS