Passo de Caranguejo

Passo de Caranguejo Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
DIMENSÃO
10,24 MB
NOME DO ARQUIVO
Passo de Caranguejo.pdf
ISBN
1117618280864

DESCRIÇÃO

Prêmio Nobel de Literatura de 1999, o alemão Günter Grass, 75 anos, disse certa vez que os filhos e netos de sua geração não deveriam se sentir culpados pelas atrocidades do nazismo, mas que devem fazer de tudo para que elas não voltem a acontecer. O novo romance do escritor tem íntima relação com essa idéia. Em ´Passo de Caranguejo´, Grass põe como narrador um homem nascido no crepúsculo da Segunda Guerra que vai percebendo, através de visitas a uma página da Internet, que seu filho é um neonazista capaz de pensamentos e atos brutais. Como é habitual no estilo cortante de Grass, mais interessado em fazer o leitor pensar do que lacrimejar, a descoberta que Paul Pokriefke faz das atividades do filho Konny não vem acompanhada de dramas e melodramas, mas de reflexões sobre o seu papel de pai ausente, sobre o fracasso da postura de pedagoga libertária de sua ex-mulher, a influência danosa que a avó stalinista/nazista exerceu sobre Konny e, em última instância, sobre a presença ainda forte na Alemanha (e no mundo) da intolerância, da xenofobia e das mais truculentas idéias de nacionalismo.

Vejamos alguns exemplos: após cinquenta anos de Guerra Fria, o Afeganistão e o Iraque abriram as portas ao regresso triunfal da guerra combatida, ou guerra quente, com o reaparecimento dos memoráveis ataques dos «astutos afegãos» do século XIX no Passo ... Atente-se ao passo a passo e retire a carne de maneira simples e prática: 1) Retorça as garras e patas do caranguejo. 2) Com um martelo específico para caranguejos ou um quebra-nozes, quebre a casca nos pontos das articulações e na parte mais larga da carapaça, que são mais frágeis. Ou descongele o caranguejo.

Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em 'confirmar'. Católicas - Passeio de Caranguejo (Letra e música para ouvir) - Quando a solidão aperta / Doe primeiro o pé / Passeio de caranguejo / Depende da maré / Não vou ficar chorando (buá, buá, buá / Vendo a vida passar / Mas a história da nossa involução não fica por aqui, e este início do terceiro milénio tem sido pródigo em passos de caranguejo.

LIVROS RELACIONADOS