Nação Crioula

Nação Crioula PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
DIMENSÃO
11,21 MB
NOME DO ARQUIVO
Nação Crioula.pdf
ISBN
3839378132280

DESCRIÇÃO

“Nação crioula não prende o leitor apenas por sua história bem contada e assumidamente novelesca. Seus méritos são mais complexos. A narrativa tem lugar principalmente no fluxo transatlântico entre o Brasil e Angola do século passado, mostrando a invenção de um Atlântico que não é só negro, mas essencialmente mestiço, propiciador de mestiçagens, espaço de trocas de mercadorias, corpos e ideias.Tudo em Nação crioula é mestiço. A começar pela estratégia literária de tomar emprestado uma ‘personagem’ de outro autor, o Fradique Mendes de Eça de Queiroz. E transformar o próprio Eça em personagem de ficção.As trocas retratadas em Nação crioula, o desejo de repensar a grande e intensa relação entre Angola e o Brasil, incluindo aí a importância dessa relação para a constante recriação das identidades culturais brasileiras e angolanas contemporâneas, surgem então não como indícios de uma possível utopia nunca realizada, mas como uma espécie de realidade paralela, muitas vezes propositadamente ignorada, que liga, há séculos, as culturas dos países lusófonos. Otrabalho ‘transatlântico’ de José Eduardo Agualusa busca tornar essa realidade mais visível e atuante, multiplicando as possibilidades de contato.”Hermano Vianna

Nos finais do século XIX, em Luanda, Lisboa, Paris e Rio de Janeiro, misturam-se ... No seu romance epistolar intitulado Nação Crioula, José Eduardo Agualusa retoma intertextualmente a personagem de Fradique Mendes através de mises-en-abyme múltiplas. "Nação crioula não prende o leitor apenas por sua história bem contada e assumidamente novelesca. Seus méritos são mais complexos.

O romance foi escrito em forma epistolar, com troca de cartas entre Eça de Queirós, Ana Olímpia e outros personagens do livro. Ana Olímpia Vaz de Caminha nasceu como escrava e tornou-se uma célebre e rica angolana. Nação Crioula Nação Crioula do autor, JOSE EDUARDO AGUALUSA, conta a história de um amor secreto: a misteriosa ligação entre o aventureiro português Carlos Fradique Mendes e Ana Olímpia Vaz de Caminha, que, tendo nascido escrava, foi uma das pessoas mais ricas e poderosas de Angola. Curta-metragem feito por alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, baseado no livro de José Eduardo Agualusa, Nação Crioula, para a disciplina de L... Nação crioula não prende o leitor apenas por sua história bem contada e assumidamente novelesca.

LIVROS RELACIONADOS