Ritos de Passagem

Ritos de Passagem Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
DIMENSÃO
6,5 MB
NOME DO ARQUIVO
Ritos de Passagem.pdf
ISBN
3275690917997

DESCRIÇÃO

Presas a uma velha nau que singra da Inglaterra para a Austrália, no início do século 19, pessoas de origem diversas deixam aflorar sua índole mais obscura, perpetrando crimes que todos preferem esquecer. Este livro, Ritos de Passagem´ pelo Prêmio Nobel de Literatura, ´, constitui um afresco perturbador sobre as inter-relações da sociedade moderna, em cujas raízes reverbera o Mal. O choque entre civilização e barbárie, tema por excelência de William Golding, encontra aqui o modelo das narrativas do passado, com as quais dialoga de maneira brilhante. Por intermédio do diário do futuro secretário da Coroa na colônia, Edmund Talbot, somos informados das peripécias da viagem. Mas como se trata de um narrador não confiável, somos obrigados a enxergar além dele. E o que vemos nos assusta... Seja pelo relato de intrigas e tragédias de um tempo remoto, seja por meio de uma prosa densa e elegante, Golding investiga, na verdade, algo muito mais próximo e intrigante: a alma do ser humano.

Nesse caso, temos como mais comuns os ritos referentes a nascimento, casamento, formatura, entre outros. Os ritos de passagem podem ser definidos como o nascimento, entrada na vida adulta, casamento, morte, com relação ao nascimento, temos rituais tão variados em alguns grupos indígenas por exemplo o pai é que fica de resguardo enquanto a mãe cuida dos afazeres e do mesmo modo, a morte não se relaciona simplesmente com um cadáver, com o fim de uma vida, mas trata-se igualmente de uma nova condição, uma nova iniciação à vida eterna, e ainda pode variar de cultura para cultura. A importância dos rituais de passagem Wellington Moreira Ao ouvir a palavra ritual é comum já lembrarmos das tribos indígenas e suas celebrações marcantes e muitas vezes dolorosas, como ocorre com a Tribo dos Satere-Mawe, que vivem na floresta amazônica brasileira. Ritos de passagem são celebrações que marcam mudanças de status de uma pessoa no seio de sua comunidade. Esses ritos podem ter caráter social, comunitário ou religioso, e marcam momentos... Ritos de Passagem Trailer.

Essas cerimônias, mais do que representarem uma transição particular para o indivíduo, representavam igualmente a sua progressiva aceitação e participação na sociedade na qual estava inserido, tendo, assim, tanto o cunho individual quanto o coletivo. Um rito de passagem totalmente relegado ao esquecimento é a celebração da menopausa. Os povos antigos não consideravam que a vida da mulher era definida pela sua capacidade de procriar.

LIVROS RELACIONADOS