Levantado do Chão - 16ª Edição 2010

Levantado do Chão - 16ª Edição 2010 - Saramago,José | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Saramago,José
DIMENSÃO
5,70 MB
NOME DO ARQUIVO
Levantado do Chão - 16ª Edição 2010.pdf
ISBN
2218370416198

DESCRIÇÃO

O livro é a narrativa da vida de uma família de trabalhadores rurais (os Mau-Tempo) da região do Alentejo, no sul de Portugal, em cujos limites se passa o romance, desde o começo do século até logo após o 25 de Abril. Trata-se de uma denúncia vigorosa da exploração, do desemprego e da miséria e, ao mesmo tempo, da tomada de consciência política por parte do trabalhador rural: o aprendizado da luta pelo direito ao trabalho, pelas oito horas de jornada e pela posse útil da terra. Pontuado por acontecimentos históricos de três quartos de século, este romance consegue tecer um painel da burguesia fundiária, à medida que vai compondo a ´biografia´ dos Mau-Tempo, e da própria história de Portugal no século XX. Vale dizer que o título do romance se relaciona com a última página do texto, com o ´ dia levantado e principal´, ocorrido após um percurso de quase três quartos de século. O romance acompanha esse processo de transformação social, que se reflete na própria técnica de composição do enredo: narrador e personagens, que de início aparecem como meros repetidores passivos e submissos de discursos alheios, vão pouco a pouco assumindo a própria linguagem como discurso, como diálogo, realizando destarte a escrita de pessoas que aprenderam a ler em si mesmas e também nos outros, ou seja, que adquiram o direito e o status de narradores.

2ª Edição - EDITORIAL CAMINHO - LISBOA, 1980. Desgaste, vincos e amarelecido nas capas.

Marin Cilic (16.º do ranking) chegou à final do US Open depois de eliminar Roger Federer e não deu hipóteses a Kei Nishikori (11.º). A nossa participação na 16ª edição da Pixel Show foi um sucesso! Agradecemos a presença dos participantes, professores, produção da pixel e a equipe do Instituto Leo Social para a realização das primeiras oficinas em formato online. JOSÉ SARAMAGO - LEVANTADO DO CHÃO. 2ª Edição - EDITORIAL CAMINHO - LISBOA, 1980.

LIVROS RELACIONADOS