O Ateneu

O Ateneu - Vários Autores | Hoshan.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Vários Autores
DIMENSÃO
4,7 MB
NOME DO ARQUIVO
O Ateneu.pdf
ISBN
7128348846522

DESCRIÇÃO

Nesse romance memorialista, Raul Pompéia faz uma crítica contundente ao autoritarismo e à estrutura rígida dos internatos, que eram moldadores dos meninos que lá estudavam e deformadores de suas personalidades. Ao sabor das memórias de Sérgio, o colégio Ateneu é apresentado como um microcosmo da sociedade. As experiências típicas da transição entre a infância e a juventude e os primeiros confrontos entre o indivíduo e a sociedade são os temas deste clássico da literatura brasileira.

Logo no início das aulas, o professor Mânlio recomenda Sérgio a Rebelo, o mais sério de seus alunos, que o adverte da necessidade de ser homem e forte ali, e, para tanto, Sérgio deveria começar não admitindo protetores. Tipo de Mídia: Texto Formato: .pdf Título: O Ateneu Autor: Raul Pompéia Instituição: Biblioteca Nacional Ano: 1996 - 1ª Edição Nº de Páginas: 186 Tipo: Livro Digital Formato:.pdf Licença: Domínio Público Descrição Publicado pela primeira vez em 1888, o livro conta a história de Sérgio, um menino que é enviado para um colégio interno renomado na cidade do Rio de Janeiro, denominado Ateneu. Em O Ateneu, Sérgio, já adulto, faz uma viagem pela sua infância e regressa ao tempo em que era aluno interno no Colégio Ateneu. "Misturando alegrias e tristezas, decepções e entusiasmos, o narrador pacientemente reconstrói, por meio da memória, a adolescência vivida e perdida entre as paredes do famoso internato. O Ateneu Resumo Sérgio, de 11 anos, tem de largar os brinquedos, o conforto caseiro e o carinho dos pais, para iniciar uma nova fase da sua vida: o internato.

Através do Departamento de Relações Internacionais a política de internacionalização da Ateneu, desde 2008, abre as Portas do Mundo para Alunos e Professores. A novela é inspirada no romance O Ateneu, de Raul Pompéia, ambientado às vésperas da proclamação da República. Centrada no Colégio Ateneu, a trama narra o conflito entre seu autoritário diretor, Aristarco (Jardel Filho), e o filho, o advogado Jorge (Eduardo Tornaghi).

LIVROS RELACIONADOS