Helena

Helena - Assis,Machado de | Hoshan.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Assis,Machado de
DIMENSÃO
11,27 MB
NOME DO ARQUIVO
Helena.pdf
ISBN
9486090213294

DESCRIÇÃO

Publicado em 1876, pela Livraria Garnier, o romance Helena seguiu os cânones da literatura romântica da época: estrutura folhetinesca, dramas existenciais, amor impossível, submissão aos desejos e morte. Na época, foi um grande sucesso, pois atendia ao gosto do público feminino por heroínas sofridas em nome de uma grande paixão. Atualmente, todavia, é visto por muitos críticos como o romance “mais fraco” de Machado de Assis, uma vez que esta obra carece dos elementos próprios do estilo machadiano: ironia fina, acidez existencial, ambiguidade nos comportamentos, mulheres tenazes etc.

Ela é uma bela jovem, na faixa de dezesseis, dezessete anos. Helena é meiga, delicada e tem uma inteligência bem desenvolvida.

Helena é um nome feminino que tem origem com o grego Heléne, a partir de heláne, que significa "tocha".O termo hélê quer dizer "raio de Sol", fazendo com que o significado de Helena seja "a reluzente" ou "a resplandecente".. É um bonito nome que reflete esperança em virtude do seu étimo. Helena, obra de Machado de Assis, narra a história de Helena, que, considerada uma filha abastarda, é reconhecida e acolhida pela família de seu pai, quando este falece.O livro inicia seu enredo exatamente nesse momento, quando o Conselheiro Vale, pai de Helena, tem sua morte ocasionada por apoplexia, após sua sesta. Helena, por fim, é aquela que parece guiar Estácio para os rumos esperados pela sociedade que os rodeia; durante o romance nota-se a crescente influência da meia-irmã nas decisões do moço.

LIVROS RELACIONADOS