Aos Meus Amigos

Aos Meus Amigos - Amaral,Maria Adelaide | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Amaral,Maria Adelaide
DIMENSÃO
11,50 MB
NOME DO ARQUIVO
Aos Meus Amigos.pdf
ISBN
4408966676487

DESCRIÇÃO

"Aos Meus Amigos" não é a primeira incursão da consagrada dramaturga e roteirista Maria Adelaide Amaral no romance. É, talvez, a melhor. A começar do seu tema central, um dos principais da literatura de todos os tempos (porque um dos principais temas da própria vida): a amizade. A amizade, porém, se aqui rima com "fraternidade e solidariedade" (nas próprias palavras da autora), não rima necessariamente com felicidade. A história do romance, baseada em fatos reais da vida da autora, se articula em torno de um leito de morte. Na verdade, de um leito de suicídio, o do escritor e publicitário Leo (inspirado em Décio Bar, amigo da escritora, a quem o romance é dedicado). É o seu suicídio que, no agitado ano de 1989 (disputa feroz pela presidência da República entre Collor e Lula, fim dos anos 1980, queda do Muro de Berlim, começo do fim da Guerra Fria, fim do socialismo, ascensão dos EUA como única superpotência, expansão da AIDS, acirramento das questões ambientais e étnicas...), mobilizará a retomada da "velha turma", que vivera intensamente os ideais da esquerda nos anos da ditadura militar brasileira (1964-1985). Um reencontro feito também de desencontros, inclusive políticos. Sobre o livro, Caio Túlio Costa escreveu: "Um tratado metafórico sobre os amigos, um paradoxal elogio à amizade". À amizade em tempos de crise, se poderia acrescentar. Ainda assim, "um livro gostoso de ler, e que faz pensar", conclui o comentarista. Após o suicídio de Leo, seus amigos reúnem-se para velar o corpo e tentar manter viva sua memória, enquanto procuram os originais de um livro que teria deixado. Romance ágil, grandemente baseado em diálogos (do que a autora é mestra consagrada), mais do que em descrições, os fatos e personagens são, então, construídos e reconstruídos por referências e reminiscências, como nas conversas reais. É a palavra falada, enfim, que reina no romance, assim como na vida. E na TV. Embora não tenha sido escrito para ser roteirizado (mas lido), o romance, por seu tema, pelo apelo dramático da forma que o aborda, pela época em que se passa, pelo próprio predomínio do diálogo sobre a descrição, parece perfeito para ser trabalhado por uma roteirista como... Maria Adelaide Amaral. Assim, quando a Rede Globo, recentemente, adiou um projeto da autora, e lhe perguntou se não teria outro material para ser prontamente roteirizado, começou a nascer a minissérie Queridos amigos, em 24 capítulos, com estréia programada para fevereiro de 2008 - sob direção de Denise Saraceni e tendo no elenco nomes consagrados como Dan Stulbach (que faz o protagonista), Débora Bloch, Denise Fraga, Drica Moraes, Juca de Oliveira, Bruno Garcia, Aracy Balabanean, Fernanda Montenegro, Matheus Naschtergaele e Fernanda Machado. Ler o livro e ver a minissérie torna-se um programa de verão dos mais quentes.

Você é meu amigo querido, aquele de quem eu sempre lembro, o mais especial de todos e é por isso que venho desejar um dia incrível. Que seu aniversário ... aconselha a loja de roupa aos teus amigos e contatos e ganha dinheiro para comprares roupa de marca barata Aos meus amigos agradeço os dias que se tornam maiores.

A presença do artigo definido especifica, individualiza, distingue o ser indicado pelo substantivo a que se junta. Um agradecimento aos meus verdadeiros amigos Não há dificuldade que nos faça parar nem problema que nos faça desistir quando temos ao nosso lado amigos que nos dão um apoio incondicional. Eu tenho a sorte de ter os melhores comigo e a eles devo muitas das vitórias que já alcancei na minha vida. Aos Meus Amigos é um romance escrito por Maria Adelaide Amaral, publicado originalmente em 1991 pela Editora Globo..

LIVROS RELACIONADOS