O Verso do Cartão de Embarque

O Verso do Cartão de Embarque - Felipe Pena | Hoshan.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em hoshan.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Felipe Pena
DIMENSÃO
12,16 MB
NOME DO ARQUIVO
O Verso do Cartão de Embarque.pdf
ISBN
8230429483801

DESCRIÇÃO

Em 1989, Felipe Pena, então aluno do primeiro período de comunicação da UERJ, freqüentou semanalmente a Colônia Juliano Moreira, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Durante seis meses visitou os pacientes, ouvindo suas histórias e acompanhando seus dramas. Alguns internos mantinham um pequeno caderno em que relatavam o cotidiano nos pavilhões psiquiátricos. Era um caderno coletivo e caótico, com diferentes caligrafias, desenhos superpostos, anotações e rabiscos nas margens.Com paciência, o futuro escritor ouviu de todos que escreviam ou desenhavam o incompreensível enredo daquela história. Vinte dois anos depois, usou a experiência como gênese e construção de O verso do cartão de embarque. “É um livro sobre a irracionalidade dos rótulos, sobre os estereótipos, sobre a avareza cognitiva com que julgamos e somos julgados. É muito mais fácil impor um rótulo a alguém do que contemplar a complexidade, enxergar as nuances, perceber os fractais que compõem qualquer personalidade”, explica Felipe. Também autor dos romances O marido perfeito mora ao lado (2010) e Fábrica de diplomas (2008), Felipe Pena completa com O verso do cartão de embarque Trilogia do campus. Todas as obras apresentam como pano de fundo o meio universitário e um personagem recorrente, o professor Antonio Pastoriza. Narrado de forma fragmentada, com a utilização de variados recursos (diário íntimo, roteiro de filme, atas de reunião, chats na internet), é, ao mesmo tempo, um romance de amor e de enigma, que surpreende o leitor desde as primeiras páginas, com a reprodução de uma crônica de jornal que mudará o destino das personagens.

"Viajar é chegar em casa pelo caminho inverso" (pg.29). Terceiro romance de Felipe Pena, O Verso do Cartão de Embarque tem um tom diferente dos livros ficcionais anteriores do escritor.

[…] Compra online o livro Verso do cartao de embarque (o) de PENA, FELIPE na Fnac.pt com portes grátis e 10% desconto para Aderentes FNAC. Também autor dos romances O marido perfeito mora ao lado 2010 e Fábrica de diplomas 2008, Felipe Pena completa com O verso do cartão de embarque Trilogia do campus. Todas as obras apresentam como pano de fundo o meio universitário e um personagem recorrente, o professor Antonio Pastoriza. A quem delegar a difícil tarefa de receber uma trágica notícia 'pessoal'? É o que se pergunta um escritor decadente quando preenche o verso do cartão de embarque e dedica uma crônica ao assunto, minutos antes de viajar para um lugar ... por Paula Cajaty e Fernanda Freitas - Pena, Felipe.

LIVROS RELACIONADOS